33 - Paralelismo!

como unir as virtudes livro

33 - Paralelismo!

Israel moderno está em maior perigo de esquecer-se de Deus e ser levado à idolatria do que o antigo povo de Deus. ... Os pecados e iniquidades do rebelde Israel foram registrados e se apresentam diante de nós como advertência, mostrando-nos que se imitarmos seu exemplo transgressor e nos afastarmos de Deus, certamente cairemos como eles. ...” (1 Co 10.11).   “Foi-me mostrado que o espírito do mundo está levedando rapidamente a igreja. Vocês estão seguindo o mesmo caminho que o antigo 

Israel”.  “Estamos repetindo a história daquele povo”. 

“A história da vida de Israel no deserto foi registrada para o benefício do Israel de Deus até o final do tempo. ... A experiência variada dos hebreus era uma escola preparatória para o seu lar prometido em Canaã. Deus quer que Seu povo nestes dias reveja com humilde coração e espírito dócil as provações pelas quais passou o antigo Israel, a fim de que possa instruir-se em seu preparo para a Canaã celestial”. 5

Antigo Israel (tipo) Israel Moderno [IASD] (antítipo)

1. Saída do Egito com destino à Canaã terrestre. 1. Saída do mundo rumo à Canaã celestial.

2. O líder do movimento mantinha contato direto com Deus – 2. A líder do movimento mantinha contato direto com Deus – 

Moisés, mas ... Ellen G. White, mas ...

3. Foi Josué quem introduziu o povo na Canaã terrestre. 3. “Ele deve dar a alguém, que aceita voluntariamente a mensagem, força de pôr-se em evidência, para proclamá-la com clareza, mostrando assim o caminho que sai desta confusão e escuridão”.  6

4. Data predeterminada da saída do Egito: Final dos 430 4. Data predeterminada da saída do mundo: 22 de anos – Êxodo 12.40-41. outubro de 1844, final dos 2.300 anos (Dn 8.14).

5. Fé na passagem pelo mar vermelho: Êxodo 14. 5. Fé na expectativa da volta de Jesus em 1844.

6. As águas de Mara – amargas (Êx 15.22-23). 6. A amargura do desapontamento (Ap 10.1-11).

7. Moisés lança, nas águas amargas, a vara da árvore, 7. Por revelação divina, compreendem que Jesus passara mostrada pelo Senhor, e elas se tornam doces (Êx do Lugar Santo para o Santíssimo do Santuário celestial, o 15.25).                                . que dulcificou a decepção.

8. “Se ouvires atento ... nenhuma enfermidade virá sobre ti 8. Regime de temperança, reforma pró-saúde. ... sou o Senhor que te sara.” (Êx 15.26). Regime Vegetarianismo ... mas há também ‘muita mistura de alimentar: Maná –  vegetarianismo ... mas um povo gente’ (Êx 12.36 - CF) que continua se alimentando de queria carne ... codornizes (Êx 16). carne!

9. O Sinai – o povo recebe a Lei de Deus. 9. ASDs descobrem o Sábado na Lei de Deus. 

10. Constroem o Santuário terrestre. 10. Recebem a doutrina do Santuário celestial.

11. Números 13 e 14 RA. Cades-Barneia! 12 espias, sendo 11. Mineápolis 1888! – Waggoner e Jones apresentam a 2 fiéis – Josué e Calebe: ‘... como pão os podemos mensagem do COMO! É a Palavra [Jesus, a Videira devorar ... O Senhor nos fará entrar...’‘ ’. verdadeira] que cria a obediência em nossa mente!

12. Os 10 espias infiéis falseiam a realidade e desanimam o 12. “A verdade de Deus, que traz salvação, será transmitida povo (Nm 13.27-33). ao povo se ministros e crentes professos não obstruírem 

seu caminho, como fizeram os espiões infiéis”.  7

13. Em Cades-Barneia, o povo nega-se a entrar em Canaã   13. Em Mineápolis, os ASDs rejeitam a mensagem de 1888 ... por medo dos gigantes: ‘éramos como gafanhotos ! ’ ... não confiando no poder da Palavra de Deus para lhes duvidaram na Palavra do Senhor:  ‘... até quando não dar perfeita vitória sobre o gigante inimigo – o ego – que crerão em Mim, a despeito de ...?’ (Nm 14.11 - RA; Hb 3 e ainda continua impedindo o julgamento de Deus Pai, o que abriria a porta para a vinda do Senhor!

1 Outros insights? Ver as amáveis preleções em http://www.gospel-herald.com/t_bunch/eam/eam_toc.htm, dadas na Conferência Geral, pelo  Pr. Taylor G. Bunch; lamentavelmente, por desconhecer o COMO!, a Chuva Serôdia, a Antiga Aliança [a ‘que gera para escravidão‘ (Gl 4.24) ] e a Sacudidura, nos apresenta sua visão dentro de uma realidade um tanto obscurecida.

Antigo Israel (tipo) Israel Moderno [IASD] (antítipo)

14. Os israelitas ameaçam apedrejar Josué, Calebe e Moisés (Nm 14.1-10). 

Em Cantares 5.2-8 RA, eis como a ‘esposa’ recusa receber o ’Esposo’: 

“Já despi a minha túnica, hei de vesti-la outra vez? Já lavei os meus pés, tornarei a sujá-los” (v. 3). Algo como: ’Oh! Senhor: não estou a fim!’ 

Esse é um fiel retrato profético da rejeição ao Senhor, no acontecido a partir de 1888.

O movimento se organizou, sim; mas, devido à rejeição da Terceira Mensagem Angélica,  estacionou em Ezequiel 37.8 (RA): “Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o Espírito”.

Estavam, então, espiritualmente mortos; mas, ao reviver o COMO, o movimento ASD passará para o versículo 9 em diante, recebendo a aguardada ‘chuva serôdia’. De igreja militante passará a ser igreja triunfante sobre o próprio ego. Amém?

15. Por tantos dias ... tantos anos de caminhada no deserto: 40 anos (Nm 14.34).

16. O Senhor demonstra Seu desagrado ao suspender a Páscoa e a Circuncisão durante esse período, porém permanece considerando-os como Seu povo peculiar, escolhido (Js 5.7-10).

17. Os príncipes do povo participam de culto profano em Baal Peor (Nm 25): quando foi dada a ordem de executá-los: ‘Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor ...’ (v. 4).

18. Os juízes executam os príncipes ... (Nm 25).

19. Cantares 5.7 (RA): “Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade; espancaram-me, feriramme; tiraram-me o manto os guardas dos muros”. 

“Uma nova vida está vindo do Céu e tomando posse de todo o povo de Deus. Mas introduzir-se-ão divisões na igreja. Desenvolver-se-ão dois partidos” (2 ME 114), o do servo fiel e o do mau servo que o espanca.

20. Um leigo é ‘designado’ a levar o bode Azazel [anjo caído] ao deserto. Levítico 16.21-22 (CF).

14. Os professos ASDs escarnecem da mensagem e dos mensageiros. E dividem o Trio de Mineápolis, conforme se lê no ’1888 Materials’. 

Ellen G. White é exilada na Austrália – viúva e com 64 anos! – Waggoner é enviado à Inglaterra e Jones, mantido sob pressão e oposição nos EUA. 

“O Senhor não estava dirigindo nossa saída da América. Ele não revelou que era Sua vontade que eu deixasse Battle Creek. O Senhor não planejou isso, mas permitiu que agissem segundo vossa própria imaginação. 

O Senhor desejava que W. C. White, sua mãe e seus obreiros permanecessem na América. Nós éramos necessários no centro da Obra ... O Senhor teria trabalhado pela Austrália por outros meios, e uma forte influência teria sido mantida em Battle Creek, o grande coração da Obra.

“... Não foi o Senhor quem planejou essa questão. Não pude obter um raio de luz quanto a deixar a América. ... Quando partimos, alívio foi sentido por muitos ... e o Senhor não Se agradou disso, pois Ele nos havia colocado junto às rodas do maquinismo de Battle Creek.” (EGW, Carta 127, 1896).

15. Os do movimento profético, já há mais que 135 anos estão rodando neste deserto de pecado.

16. O Senhor demonstra Seu desagrado em Apocalipse 3.14-21, mas continua liderando-os e tendo-os como Sua Igreja, a ‘coluna e baluarte da Verdade’ (1 Tm 3.15).

17. A liderança do movimento adventista aceita doutrinas católicas, calvinistas (por exemplo: as hereditárias tendências ao mal já seriam pecado, pré-lapsarianismo, ser-nos-ia impossível vencer perfeitamente as tentações). Envolve-se em ecumenismo. Essas heresias causam divisão, e a administração expulsa do rol de membros os que desejam ser fiéis ao COMO (Mt 24.44-51).

18. Quando o membro fiel entende que os líderes da sua querida igreja são opositores ao COMO, livra-se da influência deles! É a sua consciência o juiz que, simbolicamente, ‘executa os príncipes’, ao se livrar da influência que exerciam sobre ele.

19. A sacudidura! Perseguição aos fiéis, dirigida pela administração (Mc 13.9-13; Mt 10.17-23; 24.44-51 e Lc 21.12). Calúnias, difamação, expulsão do rol de membros, etc. 

20. Os leigos, ao triunfarem sobre o próprio ego, abrem as portas à volta de Jesus, levando assim o inimigo ao deserto no milênio (Ap 20.1-3). Amém?

Se um pastor aceitar o COMO, tiram-lhe a credencial e o expulsam do rol de membros: torna-se apenas um leigo. Deve-se a isso o fato que serão os leigos que levam o Azazel para o deserto. E, então? O amigo vai estar entre os perseguidos ou entre os perseguidores? Que Deus o abençoe!


Acesse aqui o 👉 índice completo do livro 'Como Comprar' do Irmão Olvide Zanella

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem