A Promessa a Abraão
Ao estudar esta promessa, duas porções das Escrituras precisam ser sempre mantidas bem vivas em nossas mentes. A primeira é as palavras de Jesus aos líderes judeus: “Vós examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim”. João 5:39. E os vs. 46 e 47: “Porque, se de fato crêsseis em Moisés, também creríeis em Mim; porquanto ele escreveu a Meu respeito. Se porém não credes nos seus escritos, como crereis nas Minhas palavras?”
As únicas Escrituras nos dias de Cristo eram os livros que agora conhecemos como o Antigo Testamento; elas testificam dEle. Não foram dadas com nenhum outro propósito.
O Apóstolo Paulo escreveu que as Escrituras são capazes de tornar os homens sábios para a salvação, pela fé em Cristo Jesus II Timóteo 3:15; entre esses escritos, os cinco livros de Moisés são especialmente assinalados pelo SENHOR como O revelando.
Aquele que lê os escritos de Moisés, e o Antigo Testamento inteiro, sem qualquer outra expectativa que a de encontrar a Cristo, e o caminho da vida por meio dEle, vai deixar inteiramente de entendê-los. Sua leitura será em vão.
O outro texto é II Coríntios 1:19-20: “Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi por nosso intermédio anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim.
Porque, quantas são as promessas de Deus, tantas têm nEle o sim;porquanto também por Ele é o Amém, para glória de Deus por nosso intermédio”. Nenhuma promessa de Deus foi jamais dada ao homem, exceto mediante Cristo. Fé pessoal em Cristo é a única coisa necessária, a fim de receber o que quer que Deus haja prometido.
Deus não faz acepção de pessoas: Ele oferece Suas riquezas livremente a todos; mas, ninguém pode ter participação nelas exceto se ele aceitar a Cristo. Isso é perfeitamente justo, uma vez que Cristo é dado a todos que estejam desejosos de possuí-Lo.
Com estes princípios em mente, é que devemos ler o primeiro relato da promessa de Deus a Abraão: “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei; far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome. E tu serás uma bênção! E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gên. 12:1-3.
Podemos ver pelo mesmo princípio que esta promessa feita a Abraão era uma promessa em Cristo. O apóstolo Paulo escreve: “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão dizendo: Em ti, serão benditas todas as nações.
De sorte que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão”. Gálatas 3:8-9. Disso aprendemos que quando Deus declarou que em Abraão todas as famílias da terra serão abençoadas, estava pregando o evangelho a ele. A bênção, que viria sobre os povos da terra mediante ele, adviria somente àqueles que têm fé.
Abraão e a Cruz.
A pregação do Evangelho é a pregação da cruz de Cristo. Assim, o apóstolo Paulo diz que foi enviado para pregar o evangelho, mas não com sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristofosse tornada sem nenhum efeito. Daí ele acrescenta que a pregação da cruz é o poder de Deus para aqueles que são salvos, I Coríntios 1:17-18.
Essa é outra forma de dizer que a pregação da cruz é o evangelho, pois o evangelho é o poder de Deus para salvação. Romanos 1:16. Portanto sendo que a pregação do evangelho era a pregação da cruz de Cristo, e não há salvação por nenhum outro meio, e Deus pregou o evangelho a Abraão quando disse: “Em ti todas as famílias da terra serão abençoadas”, é muito claro que, nessa promessa, a cruz de Cristo foi tornada conhecida a Abraão, e que a promessa, assim feita, seria uma que poderia ser obtida somente mediante a cruz.
Este fato é tornado muito claro no terceiro capítulo de Gálatas, seguindo-se à declaração de que a promessa de bênção é para todas as nações da terra mediante Abraão, e que os que fossem de fé seriam abençoados com o fiel Abraão.
O apóstolo diz: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-Se maldição por nós pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro1, para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, por Jesus Cristo, e para que, pela fé, nós recebêssemos a promessa do Espírito”. Gálatas 3:13-14. Aqui nos está declarado, da maneira mais explícita, que a bênção de Abraão, que devia sobrevir a todas as famílias da terra, haveria de derivar somente da cruz de Cristo.
Esse é um ponto que precisa ser fixado na mente desde o princípio. Todos os mal entendidos da promessa de Deus a Abraão e sua semente, têm surgido de uma falha de ver o evangelho da cruz de Cristo nela. Se for continuamente lembrado que todas as promessas de Deus estão em Cristo, para serem obtidas somente mediante a Sua cruz, e que, conseqüentemente, elas são espirituais e eternas em sua natureza, não haverá nenhuma dificuldade, e o estudo da promessa aos pais será um deleite e uma bênção.
Lemos que Abraão, em obediência ao chamado do SENHOR, saiu da casa de seu pai e de sua terra nativa. “Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que havia adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã. E sairam para a terra de Canaã; e lá chegaram.
Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra. Apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. Dali passou pelo monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR”. Gênesis 12:5-8.
É bom que entendamos o real significado das promessas de Deus, e seu trato com Abraão desde o princípio, e então nossa subseqüente leitura se tornará mais fácil, visto que será a aplicação desses princípios. Neste último texto da Escritura há uns poucos assuntos introduzidos que ocupam um lugar muito proeminente neste estudo, e vamos estudá-los aqui. Primeiramente:
A SEMENTE
O SENHOR Disse a Abraão, após ele ter alcançado a terra de Canaã: “À tua semente darei esta terra”2. Se nos apegarmos às Escrituras, não teremos dificuldade em entender a quem se refere esta semente: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente.
Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo” Gálatas 3:16. Isso devia para sempre resolver a questão de modo a não mais haver discórdia a respeito. A semente de Abraão, a quem a promessa foi feita, é Cristo. Ele é o herdeiro.
Mas, nós também podemos ser co-herdeiros com Ele. “Pois todos vós que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Desta forma não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; pois todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”. Gálatas 3:27-29.
Os que foram batizados em Cristo revestiram-se de Cristo, e assim estão incluídos nEle. Então, quando é dito que Cristo é a semente de Abraão, a quem as promessas foram feitas, todos quantos estão em Cristo estão incluídos.
Mas, nada fora de Cristo está contido na promessa. Dizer que a herança prometida à semente de Abraão poderia ser possuída por qualquer um, exceto pelos que são de Cristo – mediante fé nEle, é ignorar o evangelho e negar a palavra de Deus. “Se alguém está em Cristo, é nova criatura,” II Coríntios 5:17.
Portanto, sendo que a promessa da possessão da terra foi feita a Abraão e a sua Semente, que é Cristo e aqueles que se revestiram dEle, por meio do batismo, e que portanto, são novas criaturas, conclui-se que a promessa da terra se referia somente a quem foram feitas novas criaturas em Cristo, —filhos de Deus pela fé em Cristo. Isso novamente é uma evidência adicional de que todas as promessas de Deus são feitas em Cristo, e de que as promessas feitas a Abraão podem ser obtidas somente através da cruz de Cristo.
Não esqueçamos, pois, esse princípio, nem por um momento, ao ler sobre Abraão e a promessa que foi feita a ele e à sua semente: o princípio de que a semente é Cristo e todos os que estão nEle. E ninguém mais.
A Terra
Abraão estava na terra de Canaã quando Deus lhe disse: “À tua semente darei esta terra”.2 Atentai agora para as palavras que o mártir Estevão, cheio do Espírito Santo, e com o rosto brilhante como o de um anjo, e que disse a seus perseguidores: “O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela e vem para a terra que Eu te mostrarei.
Então, saiu da terra dos caldeus e foi habitar em Harã. E dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais.” Atos 7:2-4.
Isso não é mais que uma repetição do que temos lido já no capítulo 12 de Gênesis. Agora, observem o vs. 5: “Nela não lhe deu herança, nem sequer o espaço de um pé; mas prometeu dar-lhe a posse dela, e depois dele, à sua descendência, não tendo ele filho.”
“Vejam, embora Deus declare: “à tua descendência darei esta terra”, incluindo o próprio Abraão na promessa. Isto se torna mais evidente nas repetições da promessa que se seguem no livro de Gênesis.
Mas aprendemos mais, que Abraão em verdade não recebeu nenhuma herança de terra. Ele não teve nem mesmo um pedaço de terra para colocar um pé sobre ela; ainda que Deus a houvesse prometido a ele e sua semente depois dele.
Que dizer-se disso? Que a promessa de Deus falhou?—De modo algum. Deus “não pode mentir.”3 “Ele permanece fiel.”4 Abraão morreu sem ter recebido a prometida herança; mas, Ele morreu em fé. Devemos então entender disso a lição que o Espírito Santo desejava que os judeus aprendessem, que a prometida herança somente poderia ser obtida mediante Jesus e a ressurreição. Isto também é tornado bem claro pelas palavras do apóstolo Pedro:
“Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. Tendo Deus ressuscitando a Seu Filho Jesus, enviou-O primeiramente a vós outros, para vos abençoar no sentido de que cada um se afaste das suas perversidades.” Atos 3:25-26.
A bênção de Abraão, tal como já a temos visto, vem sobre os gentios, ou todas as famílias da terra, mediante Jesus Cristo e Sua cruz; porém, a bênção de Abraão está relacionada com a promessa que se refere à terra de Canaã.
Também essa terra haveria de ser possuída somente mediante Cristo e a ressurreição. Se fosse de outro modo, Abraão teria sido decepcionado, em lugar de morrer na plena fé da promessa. Porém, isso se tornará mais evidente ao avançarmosem nosso Estudo.
The Present Truth, 21 de maio de 1896
Notas desta edição:
1) Deuteronômio 21:23;
2) Gênesis 12:7;
3) Tito 1:2;
4) Hebreus 10:23, I Tess.5:24, I João 1:9;