Decreto Dominical Parte I
Estudo 34
Texto:Hb 11:7
Quando Deus depende do homem
Será que Deus depende da humanidade para alguma coisa? Deus é todo poderoso, a resposta parece ser não, analisando por esse ponto de vista.
No entanto, as regras do conflito requerem ações de iniciativa humana, Deus precisa de pessoas que o escolham servir voluntariamente já que ele se compraz unicamente no serviço motivado pelo amor.
Ele não impõe sua vontade como um tirano, ele não obriga ninguém a servi-lo, isso é contra sua natureza.
Portanto para que o plano de Deus se realize na terra ele depende que existam pessoas que usem sua liberdade de escolha para servi-lo e ama-lo voluntariamente, sem nenhum interesse egoísta, unicamente pelo fato de concordarem com sua justiça e seu governo.
Todo intento de Satanás é trabalhar para que não existam essas pessoas, por que fazendo isso ele conseguiria provar o argumento das suas alegações, quando diz que Deus é injusto por colocar regras que ninguém se dispõe a seguir.
Ao longo de toda a história Deus sempre teve seus representantes, poucos mas teve. A Bíblia relata o comportamento deles e o papel que desempenharam para que a vontade de Deus fosse feita e para que a justiça de Deus fosse comprovada, vejamos alguns exemplos:
NOÉ
Deus dependeu de Noé?
Se Noé decide não obedecer a Deus e não construir a arca Deus poderia destruir o mundo mesmo assim?
A resposta é sim, ele é todo poderoso ele pode tudo. No entanto a verdadeira questão é: Deus poderia destruir todo o mundo e ser justo ao mesmo tempo?
Esse era o argumento de Lúcifer, Deus jamais seria justo se fosse obrigado a destruir a humanidade.
Então Noé desempenhou o papel que legalmente `permitiu` Deus destruir o mundo e ao mesmo tempo ser justo, unicamente pelo fato de que ele foi o Homem que com sua família, escolheu voluntariamente seguir a palavra de Deus.
Por isso que no livro de Hebreus é dito que Noé `condenou o mundo`:
`Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.`(Heb 11:7)
Se não houvesse Noé, Deus não poderia ser justo ao condenar o mundo. Noé provou que o argumento de Lúcifer estava errado, Deus é justo.
Em diversos momentos relatados na Bíblia aconteceram episódios semelhantes.
Deus dependeu de Abraão?
Deus chamou a Abraão e o escolheu para ser seu representante na terra, por meio de Abraão ele abençoaria o mundo inteiro.
Um certo dia o Senhor pediu que Abraão oferecesse seu filho em sacrifício, isso pareceu uma ordem um tanto estranha vinda de Deus, e para quem olha a cena no seu aspecto local vai enxergar apenas a fidelidade de Abraão. No entanto, a justiça de Deus também estava em jogo naquele momento.
O que aconteceria se Abraão não obedecesse a Deus?
Como sempre, a quase totalidade da população mundial naquela época vivia em rebeldia contra Deus, eles estavam apoiando o argumento de Lúcifer.
Abraão representava o outro lado, aqueles que, mesmo sendo poucos, ficariam do lado de Deus.
Eu vou repetir a pergunta mais uma vez: o que aconteceria se Abraão não obedecesse a Deus? Deus ficaria sem argumentos no conflito.
O próprio homem que ele mesmo escolheu para o representar priorizou seu próprio interesse, mas não foi isso que Abraão fez, ele voluntariamente seguiu a vontade de Deus colocando ela acima da vida de seu próprio filho.
Com aquele ato Abraão não somente demonstrou grande fidelidade, como também demonstrou a justiça de Deus, ou seja, por mais que a grande maioria da população mundial fosse contrária a Deus, Deus estava com um representante fiel que o justificaria perante o universo.
`O Céu inteiro contemplava com espanto e admiração a estrita obediência de Abraão. O Céu todo aplaudiu sua fidelidade. As acusações de Satanás demonstraram-se falsas.` (Patriarcas e Profetas Pag 155)
Deus depende de um povo que o represente?
Jesus poderia voltar a essa terra sem ter um povo que o represente?
Jesus depende que esse povo esteja preparado para que ele volte?
Jesus poderia voltar sem que ninguém creia nele?
Se ele fizesse isso estaria sendo justo?
Essas são as questões envolvidas no grande conflito, para que Deus conclua sua obra nessa terra o seu povo precisa demonstrar obediência voluntária, assim como Noé e Abraão.
O DECRETO
Quase sempre as pregações feitas sobre o decreto dominical enfatizam acontecimentos do mundo, como sendo os eventos desencadeastes do fim, como se a volta de Jesus fosse determinada apenas por alguma coisa que acontece no mundo.
Em 1888 o decreto dominical estava em pauta no congresso americano e na igreja estava acontecendo uma assembléia muito solene, onde uma mensagem enviada por Deus foi rejeitada pelos que a ouviram.
Esse situação de confusão e despreparo do povo foi o que definiu a não aprovacão da lei do Senador Blair, ou seja, o decreto não depende apenas de ações dos incrédulos, o decreto depende do preparo do povo de Deus.
Devido o fracasso dessa assembléia não só o decreto dominical, como a própria volta de Jesus foi atrasada, e estamos aqui ainda esperando pela formação do povo que estará apto para receber Jesus.
Enquanto esse povo não estiver apto, Jesus demora.
"Quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa." Mar. 4:29. Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus. Todo cristão tem o privilégio, não só de esperar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, como também de apressá-la. II Ped. 3:12. Se todos os que professam Seu nome produzissem fruto para Sua glória, quão depressa não estaria o mundo todo semeado com a semente do evangelho! Rapidamente amadureceria a última grande seara e Cristo viria recolher o precioso grão. (Parábolas de Jesus Pag. 69)
ESTUDO 5
Confira aqui o vídeo completo desse estudo Decreto Dominical Parte I:
`A própria imagem de Deus tem de ser reproduzida na humanidade. A honra de Deus, a honra de Cristo, acha-se envolvida no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo.` (DTN Pg. 671)
BAIXAR PDF
Baixe também os slides usados na apresentação desse tema: