10 Provas Bíblicas contra o `Pecado Natureza`
Estudo 25
Texto: Mat 16:27
`Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras`. (Mat 16:27)
Muitas postagens, vídeos e artigos `oficiais` da igreja seguem a norma dos teólogos dizendo que existe mais de uma definição de pecado na Bíblia.
Que o pecado não é só transgressão da lei, que o pecado é a própria natureza do ser humano, que em si é contrária a Deus.
Tudo isso parece ter embasamento em textos isolados, mas necessitamos de um estudo mais profundo para entender a essência do assunto.
De fato, a natureza humana é em si mesma contrária a Deus, devido a condição herdada de Adão, isso contudo configura mal e não culpa.
Tente encontrar na Bíblia Deus punindo alguém por causa de sua natureza.
1 DEUS NÃO JULGA NATUREZA
Deus não leva em conta os tempos da ignorância (Atos 17:30), ou seja, Deus só julga aquilo que fazemos conscientemente, qualquer condição inconsciente de nossa natureza não pode ser atribuída como pecado por que a Bíblia é muito clara ao afirmar que Deus só julga obras conscientes.
`Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros`. (Apo 20:12)
Deus sempre julga pecados, nos livros não estava escrito a natureza das pessoas, só os pecados como atitudes conscientes!
2 OS PROFETAS CONDENARAM ATITUDES
Nenhum profeta aparece catalogando diferentes conceitos de pecado, ou marcando todos com o pecado natureza como os teólogos fazem hoje.
Todos os profetas atacaram atos pecaminosos cometidos conscientemente pelas pessoas.
Veja aqui - O Profeta que Abonou o Pecado
3 DEUS FALOU PARA CAIM SE DOMINAR
'Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo'. (Gn 4:7)
Aqui vemos claramente uma condição pecaminosa: 'teu desejo será contra ti'.
E também o freio da condição pecaminosa: 'a ti cumpre domina-lo'.
Caim não era culpado por ter um desejo pecaminoso, Caim se tornou culpado por não ter dominado o desejo pecaminoso.
'Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira'. (Ef 4:26)
4 TIAGO DEIXA CLARO QUE TENTAÇÃO NÃO É PECADO
'Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte'. (Tg 1:13-15)
O apóstolo Tiago apresenta de forma precisa e elucidativa a progressão do mal no indivíduo até que ele se torne pecado.
A cobiça está latente na pessoa, no entanto ela só 'dá a luz o pecado' quando é 'concebida', ou seja, quando é conscientemente aceita e praticada.
A lição da escola sabatina ano 2014, 4º trimestre, tema Nº 3 com o título 'Suportando a Provação' na parte de Domingo dia 12 de outubro diz o seguinte no último parágrafo:
'Tiago separa claramente a tentação do pecado. Ser tentado não é pecado. Até mesmo Jesus foi tentado. O problema não é a tentação, mas como reagimos a ela. Ter uma natureza pecaminosa não é pecado. No entanto, é pecado permitir que a natureza pecaminosa controle nossos pensamentos e dite nossas escolhas. Assim, temos as promessas, encontradas na palavra de Deus, que nos oferecem garantias de vitória, se as reclamarmos para nós mesmos e nos apegarmos a elas pela fé.'
Veja aqui o PDF dessa página - LES 12 Outubro 2014 Suportando a Provação.
5 JESUS DISSE QUE PECADO É O QUE SAI
É muito clara a explicação de Cristo em Mc 7:15 quando diz que o que contamina o homem é o que sai dele, mesmo que o mal já esteja latente, a contaminação se dá quando o individuo deixa ele sair.
É importante entender que uma coisa é o mal latente, outra coisa é o pecado que aflora, que sai do homem.
Na passagem fica evidente que Jesus diferencia os dois.
'Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina... Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem'. (Mc 7:15-20)
No coração do homem existe a inclinação para o mal, e isso não contamina o homem até que ele permita que saia. O pecado é um ato voluntário.
Jesus não disse que o mal habitava no homem e que por isso ele estava contaminado, ele disse que o homem se contaminava quando permitia que esse mal saísse.
6 O PECADO DE ADÃO AFETA A TODOS
Responda essa pergunta:
- Os homens pecam por que Adão pecou, ou por que querem pecar?
A maldição do pecado de Adão afetou a todos, assim como a obediência e morte de Cristo afetou a todos igualmente.
De Adão herdamos as consequências do pecado relativas à primeira morte.
Em Cristo, pela fé, herdamos a justificação relativa à segunda morte.
A morte passou a todos por que todos pecaram, e não a morte passou a todos por que todos herdaram a culpa de Adão. No fim a morte é o resultado do pecado de cada um, e a vida eterna é o dom gratuito de Deus a todo aquele que crer.
7 O QUE SIGNIFICA: 'VAI, E NÃO PEQUES MAIS'?
Essa foi um orientação dada por Jesus a duas pessoas no evangelho de João, o paralítico de Betesda e a mulher adúltera. (Jo 5:14 e 8:11)
Jesus estava pedindo uma impossibilidade? Por que se pecado for natureza como eles poderiam não pecar mais?
Jesus estava simplesmente dizendo que confiassem nele para não praticarem mais o pecado, por que pecado é prática.
8 O PECADO QUE HABITA EM MIM
`Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim`. Rm 7:17-20)
Aqui se repete o mesmo principio já citado desde o começo: o pecado que habitava em Paulo era nada mais que o mal latente que se tornava pecado de fato quando praticado.
Nessa passagem, como também em Gal. 2:20 Paulo deixa claro que a única forma de vencer o pecado é por meio de Cristo e sua justiça, já que para o ser humano pecar é o natural.
A natureza de Cristo implantada em nós é o único meio de querer o bem e efetua-lo.
Quando o homem peca está apenas dando curso natural à sua inclinação.
Quando o homem resiste e busca a graça de Cristo, essa graça tem poder para não apenas habilita-lo a vencer, como criar nele a inimizade para com o pecado.
9 SEM LEI NÃO HÁ PECADO
'Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei.' (Rm 5:13)
Veja como esse versículo é claro ao afirmar que sem lei não existiria pecado, por que pecado nada mais é do que transgressão dessa lei.
Uma vez que a lei não existisse o pecado também não existiria! Isso é um argumento muito forte contra aqueles que dizem que há mais de uma definição de pecado na Bíblia.
Existe um paralelo dessa norma no inciso 39 do artigo 5º da nossa constituição, no chamado `princípio da legalidade` que reza:`não há crime sem lei anterior que o defina`.
Já imaginou como seria nosso país se a constituição previsse punição para as pessoas por sua natureza e não apenas por suas ações? Se isso não teria fundamento na lei de um país imagine no governo divino?
10 EU NASCI NA INIQUIDADE
`Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.`(Sl 51:5)
Esse é o verso áureo dos pregadores que defendem o pecado natureza, olha só como está ele na Bíblia católica:`Eis que eu nasci na culpa, e minha mãe já me concebeu pecador.`
Perceba como o sentido do texto foi alterado completamente para apoiar a visão agostiniana.
Não sei se você sabe, mas Agostinho foi o teólogo católico que desenvolveu a teologia do `pecado original`, que mais tarde foi incrementada por Calvino, e que atualmente continua sendo diluída até na igreja Adventista.
A culpa do pecado era da mãe de Davi e não dele.
Nós já vimos que iniquidade só é computada quando praticada conscientemente, Davi menciona uma condição peculiar dele como um ser humano que já nasceu `em iniquidade`, e nós vimos no item 5 que essa iniquidade só contamina o indivíduo quando ele pratica.
Citemos por exemplo um caso peculiar para ilustrar: Uma criança que nasce de uma relação de prostituição cuja mãe mora em um prostíbulo.
Essa criança se encontra na exata situação do versículo, teria Davi nascido em condições similares? não se sabe, a Bíblia não revela.
Não altere o sentido da passagem, ela é facilmente entendida no contexto abordado aqui.
RESUMO
Tentação não é pecado, assim como natureza não é pecado. Pecado na Bíblia é escolha consciente e deliberada, essa escolha se dá tanto em ações como em omissões, como também em pensamentos.
Crer no pecado natureza fatalmente vai levar o individuo à ideia de pecado original, que é um heresia antiquíssima, desenvolvida por Agostinho, a qual faz de Deus o autor do pecado. Sabia?
Tendo em vista que Deus é quem dá a vida a cada ser humano, e que se cada ser humano já nasce condenado por sua natureza, então seria Deus o autor tanto do mal como do pecado. Veja que conclusão irracional a que se chega ao crer no pecado natureza.
Abra os olhos!