Aqueles que estão envolvidos em proclamar a mensagem do terceiro anjo estão pesquisando as Escrituras de acordo com o mesmo plano que o Pai Miller adotou. No pequeno livro intitulado "Views of the Prophecies and Prophetic Chronology" (Visões das Profecias e Cronologia Profética), o Pai Miller apresenta as seguintes regras simples, mas inteligentes e importantes, para o estudo e interpretação da Bíblia:
"1. Cada palavra deve ter seu devido peso no assunto apresentado na Bíblia;
2. Toda a Escritura é necessária e pode ser compreendida por aplicação diligente e estudo;
3. Nada revelado na Escritura pode ou será escondido daqueles que pedem com fé, sem vacilar;
4. Para entender a doutrina, reúna todas as escrituras sobre o assunto que deseja conhecer, então deixe cada palavra ter sua devida influência; e se você puder formar sua teoria sem contradição, não poderá estar em erro;
5. A Escritura deve ser seu próprio expositor, pois é uma regra em si mesma. Se eu depender de um professor para me explicar, e ele adivinhar seu significado, ou desejar que seja assim por causa de seu credo sectário, ou para ser considerado sábio, então sua adivinhação, desejo, credo ou sabedoria é minha regra, e não a Bíblia."
Acima está uma porção dessas regras; e em nosso estudo da Bíblia, todos faremos bem em seguir os princípios estabelecidos.
A fé genuína é fundamentada nas Escrituras; mas Satanás usa muitos artifícios para distorcer as Escrituras e introduzir erro, de modo que é necessário grande cuidado se alguém quiser saber o que elas realmente ensinam.
É uma das grandes ilusões deste tempo enfatizar muito o sentimento e alegar honestidade enquanto se ignora as declarações claras da palavra de Deus porque essa palavra não coincide com o sentimento.
Muitos não têm fundamento para sua fé além da emoção. Sua religião consiste em excitação; quando isso cessa, sua fé desaparece. O sentimento pode ser palha, mas a palavra de Deus é o trigo. E "o que", diz o profeta, "é a palha em relação ao trigo?" Review and Herald 25, 1884.
As 14 regras de interpretação de Miller
Veja as referências bíblicas
Ao estudar a Bíblia, encontrei as seguintes regras de grande utilidade para mim e agora as disponibilizo ao público por solicitação especial. Cada regra deve ser bem estudada, em conexão com as referências das Escrituras, se o estudante da Bíblia deseja ser beneficiado por elas.
REGRA I
Cada palavra deve ter seu devido peso no assunto apresentado na Bíblia.
PROVA: Mateus 5:18.
REGRA II
Toda a Escritura é necessária e pode ser compreendida por aplicação e estudo diligente.
PROVA: 2 Timóteo 3:15,16,17.
REGRA III
Nada revelado nas Escrituras pode ou será escondido daqueles que pedem com fé, sem vacilar.
PROVA: Deuteronômio 29:29, Mateus 10:26,27, 1 Coríntios 2:10, Filipenses 3:15, Isaías 14:11, Mateus 21:22, João 14:13,14, 15:7, Tiago 1:5,6, 1 João 5:13,14,15.
REGRA IV
Para entender a doutrina, reúna todas as Escrituras sobre o assunto que deseja conhecer; então deixe cada palavra ter sua devida influência, e se puder formar sua teoria sem contradição, você não poderá estar em erro.
PROVA: Isaías 28:7-29, 35:8, Provérbios 19:27, Lucas 24:27,44,45, Romanos 16:26, Tiago 5:19, 2 Pedro 1:19,29.
REGRA V
A Escritura deve ser seu próprio expositor, pois é uma regra em si mesma. Se eu depender de um professor para me explicar, e ele adivinhar seu significado, ou desejar que seja assim por causa de seu credo sectário, ou para ser considerado sábio, então sua adivinhação, desejo, credo ou sabedoria é minha regra, e não a Bíblia.
PROVAS: Salmos 19:7-11, 119:97-105, Mateus 23:8-10, 1 Coríntios 2:12-16, Ezequiel 34:18,19, Lucas 11:52, Malaquias 2:7,8.
REGRA VI
Deus revelou coisas por vir através de visões, em figuras e parábolas, e dessa forma as mesmas coisas são frequentemente reveladas repetidamente, por diferentes visões, ou em diferentes figuras e parábolas. Se você deseja entendê-las, deve combiná-las todas em uma. PROVAS: Salmos 89:19, Oséias 12:10, Habacuque 2:2, Atos 2:17, 1 Coríntios 10:6, Hebreus 9:9,24, Salmos 78:2, Mateus 13:13,34, Gênesis 41:1-32, Daniel 2, 7 e 8, Atos 10:9-16.
REGRA VII
Visões são sempre mencionadas como tais. PROVAS: 2 Coríntios 12:1.
REGRA VIII
Figuras sempre têm um significado figurativo e são muito usadas em profecia para representar coisas, tempos e eventos futuros, como montanhas representando governos; bestas representando reinos; águas representando pessoas; lâmpada representando a Palavra de Deus; dia representando ano.
PROVAS: Daniel 2:35,44, 7:8,17, Apocalipse 17:1,15, Salmos 119:105, Ezequiel 4:6.
REGRA IX
Parábolas são usadas como comparações para ilustrar assuntos e devem ser explicadas da mesma forma que figuras, pelo assunto e pela Bíblia.
PROVAS: Marcos 4:13. Veja a explicação das dez virgens, Palestras de Miller, No.16.
REGRA X
Figuras às vezes têm dois ou mais significados diferentes, como o dia é usado em um sentido figurativo para representar três períodos de tempo diferentes: 1. Indefinido; 2. Definido, um dia por um ano; 3. Um dia por mil anos.
PROVAS: Eclesiastes 7:14, Ezequiel 4:6, 2 Pedro 3:8.
Se você aplicar a construção correta, harmonizará com a Bíblia e fará sentido, caso contrário, não fará.
REGRA XI
Como saber quando uma palavra é usada figurativamente. Se fizer sentido como está, e não violar as leis simples da natureza, então deve ser entendida literalmente; caso contrário, figurativamente. PROVAS: Apocalipse 12:1,2, 17:3-7.
REGRA XII
Para aprender o verdadeiro significado das figuras, rastreie a palavra figurativa através da sua Bíblia, e onde encontrar uma explicação, aplique-a à sua figura, e se fizer sentido, você não precisará procurar mais; se não, procure novamente.
REGRA XIII
Para saber se temos o verdadeiro evento histórico para o cumprimento de uma profecia. Se encontrar cada palavra da profecia (depois de entender as figuras) literalmente cumprida, então pode saber que sua história é o evento verdadeiro.
Mas se uma palavra não for cumprida, você deve procurar outro evento, ou esperar seu desenvolvimento futuro. Pois Deus cuida para que história e profecia concordem, para que os verdadeiros filhos de Deus nunca se envergonhem.
PROVAS: Salmos 22:5, Isaías 45:17-19, 1 Pedro 2:6, Apocalipse 17:17, Atos 3:18.
REGRA XIV
A regra mais importante de todas é que você deve ter fé. Deve ser uma fé que exige um sacrifício e, se provada, renunciaria ao objeto mais querido na terra, ao mundo e todos os seus desejos, caráter, vida, ocupação, amigos, lar, confortos e honras mundanas.
Se qualquer um desses deve impedir nossa crença em qualquer parte da palavra de Deus, mostraria que nossa fé é vã. Nem podemos jamais acreditar enquanto um desses motivos estiver oculto em nossos corações. Devemos acreditar que Deus nunca quebrará sua palavra.
E podemos ter confiança de que aquele que toma nota do pardal e conta os cabelos da nossa cabeça, guardará a tradução de sua própria palavra e lançará uma barreira ao redor dela, e evitará que aqueles que sinceramente confiam em Deus e colocam confiança absoluta em sua palavra se desviem muito da verdade, mesmo que não entendam hebraico ou grego .
Estas são algumas das regras mais importantes que encontro na palavra de Deus que me autorizam a adotar e seguir, para sistematização e regularidade. E se não estou grandemente enganado, ao fazer isso, encontrei a Bíblia, como um todo, um dos livros mais simples, claros e inteligíveis já escritos, contendo prova em si mesma de sua origem divina, e cheia de todo o conhecimento que nossos corações poderiam desejar saber ou desfrutar.
Encontrei nela um tesouro que o mundo não pode comprar. Ela proporciona uma paz calma ao acreditar, e uma firme esperança no futuro. Sustenta a mente na adversidade, e nos ensina a ser humildes na prosperidade. Nos prepara para amar e fazer o bem aos outros, e para perceber o valor da alma.
Nos torna ousados e valentes pela verdade, e fortalece o braço para combater o erro. Nos dá uma arma poderosa para derrubar a infidelidade, e revela o único antídoto para o pecado. Nos instrui como a morte será vencida, e como os laços do túmulo serão quebrados. Nos conta sobre eventos futuros, e mostra a preparação necessária para enfrentá-los. Nos dá uma oportunidade de conversar com o Rei dos reis, e revela o melhor código de leis já promulgado.
Esta é apenas uma visão tênue de seu valor; ainda assim, quantas almas perecíveis a tratam com negligência, ou, o que é igualmente ruim, tratam-na como um mistério oculto que não pode ser conhecido. Oh, meu querido leitor, faça dela seu principal estudo. Experimente bem, e você descobrirá que ela é tudo o que eu disse. Sim, como a Rainha de Sabá, você dirá que nem a metade foi contada a você.
A teologia ensinada em nossas escolas é sempre baseada em algum credo sectário. Pode servir para pegar uma mente em branco e impressioná-la com esse tipo, mas sempre terminará em intolerância. Uma mente livre nunca estará satisfeita com as visões dos outros.
Se eu fosse um professor de teologia para jovens, primeiro aprenderia sua capacidade e mente. Se estas fossem boas, eu os faria estudar a Bíblia por conta própria, e os enviaria livres para fazer o bem ao mundo. Mas se não tivessem mente, eu os marcaria com a mente de outra pessoa, escreveria "intolerante" em sua testa, e os enviaria como escravos!