Aprendendo a viver contente
Estudo 23
Texto: Fl 4:11-13
`... aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece`. (Flp 4:11-13)
A palavra contentamento aparece diversas vezes nos escritos de Paulo, ela é a tradução do grego `autarkes`, donde se originou `autarquia` em nossa língua.
E tem sentido de:
1) suficiente para si mesmo, forte bastante ou que produz o suficiente para não necessitar de auxílio ou apoio.
2) independente de circunstâncias externas
3) contente com a sua sorte ou fortuna, como os recursos que possui, ainda que limitadíssimos
Até parece a definição de dinheiro conforme os padrões da sociedade.
Em outro lugar ele diz: `Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.`(1Tm 6:8)
Essa é uma lição das mais difíceis que devemos aprender, Paulo aprendeu, nós também precisamos aprender.
Estar contente quando tudo vai bem é relativamente fácil, mas estar contente nas agruras e provações é pra poucos, somente a fé pode nos dar esse dádiva.
DEUS NÃO REMOVE TODOS OS OBSTÁCULOS
Um dilema frequente na Bíblia é aquele de quando o povo de Deus se depara com barreiras diante de si como na conquista da terra prometida e seu posterior período dos juízes.
Ali vemos um princípio que se repete ao longo de toda a história sagrada: Deus não elimina todas as dificuldades, mas promete estar sempre ao nosso lado para ajudar.
Enquanto isso, vemos o nosso próprio comportamento em reflexo no proceder do povo que teme e desanima diante das lutas contra inimigos poderosos.
Uma vida sem tantas lutas é tudo que gostaríamos de ter, no entanto parece que as lutas são parte indispensáveis da nossa experiência nesse mundo.
Precisamos aprender o segredo de Paulo, aprender a viver contente em toda e qualquer situação. Por que as situações mudam, mas nosso Deus não muda, ele estará sempre ao nosso lado para nos fortalecer.
Tudo posso naquele que me fortalece!
Na escola da vida todos nós somos alunos, as lições são obrigatórias mas aprender com elas é uma decisão individual. Prosseguir apesar delas representa nossa qualificação e aprovação.
Toda dificuldade é parte educativa na formação do caráter, a serenidade em tempos difíceis nos cumula de um legado valioso que só a eternidade poderá revelar plenamente.
GRANDE FONTE DE LUCRO
`De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele... e os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores`. (1 Tm 6:6-10)
Estar contente em Deus. Chegar a esse estágio de maturidade humana é o mais alto nível da experiência cristã, ali é onde se percebe que ser feliz é muito fácil, é um presente que recebemos pela fé, a qual nos ensina a ser contentes assim como Paulo era:
`Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos`. (Flp 4:4)
Nossa segurança não está em nossos recursos, mas no Deus que anda ao nosso lado.
`Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, nao temerei mal nenhum, porque tu estas comigo; o teu bordao e o teu cajado me consolam`. (Slm 23:4)
`Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porem, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus`. (Slm 20:7)