Trindade e Arianismo
Estudo 8
Texto:
'Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus'. (1 Jo 4:2)
ARIANISMO
Ario foi um bispo da igreja primitiva que viveu no sec. IV e que desenvolveu o ensinamento que nega a divindade de Cristo, tendo como base o argumento de que a doutrina da trindade contraria o monoteísmo bíblico.
A principal entidade religiosa atual a defender as ideias de Ario é a igreja Testemunhas de Jeová.
Para Ario, o Espírito Santo é apenas uma energia impessoal, e Cristo seria um deus menor criado em algum momento da eternidade.
ADVENTISMO
Tiago White, José Bates e Urias Smith foram alguns dos pioneiros da Igreja Adventista que trouxeram da igreja Conexão Cristã uma visão ariana ou semi-ariana acerca da divindade.
Enquanto isso Ellen White pertenceu a igreja Metodista que crê na trindade, não nos moldes católicos.
Como a IASD a princípio foi formada a partir de membros egressos das mais variadas denominações religiosas americanas, as visões teológicas diferiam em alguns assuntos.
LUZ PROGRESSIVA
Ao passar do tempo, o povo adventista foi organizando suas doutrinas, tendo como base o estudo da palavra de Deus.
Os irmãos foram abandonando o fumo e o consumo de carnes imundas, como também chegaram a uma compreensão mais madura acerca da divindade.
No livro Nisto Cremos o ensino acerca de Deus como uma trindade divina está entre as crenças fundamentas dos Adventistas.
MOVIMENTOS ANTI TRINITÁRIOS
No entanto diversos movimentos dissidentes tem surgido com a proposta de reformar a igreja e faze-la volta aos 'antigos marcos', onde uma das verdades a ser restaurada seria a que nega a trindade.
Esses movimentos estão sempre acusando a IASD de ter se tornado Babilônia, em grande parte devido a crença na doutrina da trindade, que na ótica deles, seria um dogma católico.
NENHUMA LINHA DIVISÓRIA
A verdade é que a doutrina da trindade não desempenha nenhum papel preponderante no contexto histórico e escatológico do povo de Deus, no que diga respeito à salvação do crente.
Os dissidentes estão sempre acusando os que creem na trindade como estando em apostasia, e com isso, excluídos da igreja verdadeira, o que fatalmente redundaria em perdição.
No entanto, não é esse o marco divisório que distinguirá os salvos dos perdidos na volta de Cristo. A ênfase está equivocada.
Os 2 grandes erros que unem católicos, protestantes e espíritas na confederação final do mal são a imortalidade da alma e a guarda do domingo, a doutrina da trindade não aparece na lista, portanto não marca presença na formação do remanescente.
DEUS É INFINITO
A compreensão, ou a não compreensão total acerca da natureza da divindade consiste exatamente no fato de Deus está além da compreensão humana, se Deus coubesse em nossa mente facilmente conseguiríamos catalogá-lo e identifica-lo com precisão, isso não é possível.
Até mesmo a eternidade não será suficiente para vislumbrarmos tudo que diga respeito a esse assunto e tantos outros que nos desafiam a mente.
É sobre isso que estudamos na lição 8 de nossa classe da fé presencial, o vídeo está logo abaixo.