16 - Saudações Finais

Evangelho aos romanos

Capitulo 16 - Saudações Finais 

Rm 16:1-16: "Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo. Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós. Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo. Saudai a Amplias, meu amado no SENHOR. Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado. Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no SENHOR. Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no SENHOR. Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles. Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão. Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam."  

Ao lermos essa bendita lista, não apenas vemos a amplitude da simpatia de Paulo, como também o especial cuidado que o Espírito Santo dedicava a cada membro da família da fé, referindo-se a cada um por seu nome. Certamente ninguém porá em dúvida a pertinência dessa Escritura. Porém, há algo muito significativo: Pedro não é mencionado, esse mesmo que é pretendido ser o bispo de Roma. 

Às vezes podemos aprender tanto pelo que a Bíblia omite como pelo que ela revela. Nessa ocasião, pelo que ela não diz podemos saber que, muito longe de ser o bispo de Roma, Pedro não estava absolutamente nessa cidade quando Paulo escreveu. Se é que esteve alguma vez ali. É igualmente inconcebível que ao saudar por nome aos membros da igreja, Paulo deixasse de citar a pessoa mais importante dela, cuja hospitalidade havia partilhado em Jerusalém por quinze dias.  

É claro que há abundante e positiva evidência de que nem a igreja de Cristo e nem a igreja de Roma foi fundada sobre Pedro. Porém, se não houvesse nenhum outro, esse testemunho do capítulo 16 de Romanos seria suficiente por si mesmo para esclarecer a questão.   

Rm 16:17-20: "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal. E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém."  

Paulo interrompe as suas saudações para alertar os crentes romanos contra os falsos mestres que poderiam tentar perturbar a sua harmonia e destruir a sua fé. Paulo experimentou na Galácia e em Corinto os resultados perniciosos de tais influências. Os seus motivos eram vis e os seus propósitos egoístas (Fp 3:17-19; Cl 2:20-23).  

É evidente que até este ponto os falsos mestres tinham causado poucos danos, e Paulo tinha confiança nos crentes em Roma (Rm 15:14). Apesar de tudo, ele desejava que eles permanecessem em guarda. E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. (Rm 16:20). É apropriado que Paulo se refira a Deus com este título, visto que ele tem alertado sobre influências que ameaçavam a paz da igreja (Rm 15,33). O Deus da paz é aquele que destrói Satanás, pois o maligno é aquele que procura destruir a paz do povo de Deus.  

Paulo antecipa a vitória final prevista em Gênesis 3:15, que não está longe. Este triunfo final sobre as forças do mal é prefigurado em cada vitória conquistada pelos crentes cristãos sobre a tentação e o engano. Paulo pensa na vitória que espera que os crentes em Roma alcancem ao afastarem-se (Rm 16,17) dos falsos mestres que se esforçam para dividi-los e confundi-los.  

Rm 16:24-27: "A graça de nosso SENHOR Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém."  

Paulo termina a sua carta aos Romanos com a mais magnífica de todas as suas doxologias (Fp 4,20; Hb 13,20-21). Ela Abrange desde a eternidade passada até a eternidade futura. O evangelho divino é supremo por todos os séculos. Foi guardado em segredo na mente de Deus desde os tempos eternos. 

Cristo foi conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós. (I Pe 1:19,20). Porém, agora, o mistério foi manifestado. Não simplesmente manifestado pela pregação apostólica, mas segundo o mandamento do Deus Eterno, pelos escritos dos profetas, proclamado a todos os povos para que obedeçam à fé.  

O plano do evangelho teve sua origem na mente divina desde a eternidade passada. Os patriarcas, os profetas e os apóstolos trabalharam em harmonia na obra de proclamá-lo.  A sabedoria divina manifestou-se especialmente no plano agora revelado (Rm 11,33-34), e que foi o tema desta epístola.  Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. 

Amém.  


Citações  

1 GC cap 30, pg. 506, 2.  

2 A maravilhosa graça de Deus" 2 de janeiro  

3 PJ 37 cap 6  

4 AA cap. 5 pg 30, 5  

5 PJ cap. 12, pg. 67, 1  

6 Carta 159 de 1903  

7 Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 253  

8 Exaltai-o, pág. 346  

9 Medicina e salvação, pág. 181  

10 Review and Herald, 15-12-1896Romanos 8:3 


👉 Acesse aqui o Índice Completo do livro 'Evangelho aos Romanos' do Irmão Nilton Santos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem