Estudo 32 - O Sistema límbico e Ellen White
Texto: Rm 12:1
'Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.' (Romanos 12:1)
O sistema límbico é um conjunto de estruturas cerebrais que processam emoções, memória e comportamentos motivados. Ele é responsável por diversas funções psicológicas básicas.
É basicamente a parte intuitiva do indivíduo.
O que nos diferencia dos animais?
Resposta: nosso raciocínio.
Os animais não tem capacidade racional de saber se algo é bom ou ruim, ele é 100% dominado por instinto.
Já o ser humano tem o poder de perceber racionalmente se algo, mesmo sendo agradável a seu instinto, é errado.
Um cachorro vai continuar comendo uma carne envenenada mesmo vendo outros cachorros morrendo ao comer aquela carne, ou seja, ele não raciocina.
Ele não tem em funcionamento a parte do cérebro que diferencia o certo do errado, ele é 100% instinto.
Isso é simples de saber, no entanto todos nós temos visto seres humanos que sabem discernir entre o certo e o errado agirem como animais irracionais, vendo o veneno, sabendo que ele mata, e ainda assim continuam ingerindo, veja um exemplo:
Essas são algumas das imagens que vem estampadas nos maços de cigarros vendidos por ai afora, perceba que elas avisam de forma clara e direta que o cigarro mata, não é especulação, é comprovado.
Porém isso não é suficiente para fazer um viciado parar de fumar, ele continua fumando mesmo sabendo que o cigarro mata.
Isso é irracional!
Esse é um exemplo prático que ilustra a maneira como seres humanos racionais, em alguns momentos, se tornam 100% irracionais como os animais.
A parte racional do cérebro continua existindo, mas é neutralizada pelo poder do vício.
O LÓBULO FRONTAL
Essa é a parte do nosso cérebro responsável pela razão, pelo raciocínio, essa é precisamente a parte que é desligada na mente de um viciado.
Também chamado de 'lobo frontal' é onde o espírito de Deus se comunica conosco, o Senhor não usa de elementos intoxicantes para coagir a vontade humana, ele sempre apela à nossa razão.
Uma vez que seu lobo frontal, ou seja seu racional, esteja neutralizado por algum vício ou hábito nocivo como as telas e alimentos estimulantes, ficará muito difícil você entender e discernir a vontade de Deus.
PERIGO
'Comer a carne de animais mortos é deletério para a saúde do corpo, e todos os que usam uma alimentação cárnea estão aumentando suas paixões animais e diminuindo sua suscetibilidade espiritual para perceber o poder da verdade e a necessidade de introduzi-la em sua vida prática. Carta 54, 1896'. (Citado em Mensagens Escolhidas 3 Pag 290).
'À medida que nos aproximamos do fim da história terrestre, prevalece o egoísmo, a violência e o crime, como nos dias de Noé. E a causa é a mesma - a excessiva condescendência dos apetites e paixões. Uma reforma nos hábitos de vida é especialmente necessária neste tempo, a fim de habilitar um povo para a vinda de Cristo.' (Mensagens escolhidas Vol 3 Pag. 292)
'Há muitos de nossos jovens aos quais Deus dotou de capacidades superiores. Deu-lhes mesmo os melhores talentos; mas suas faculdades se enervaram, a mente ficou confusa e enfraquecida, e através de anos não experimentaram nenhum crescimento na graça e no conhecimento das razões de sua fé, porque condescenderam com o gosto da leitura de novelas. Têm tanta dificuldade em controlar o apetite de tais leituras superficiais, como tem o beberrão em controlar sua sede de bebidas intoxicantes ( ) ...perverteram seus talentos a ponto de se tornarem dispépticos mentais, e consequentemente são inaptos para uma posição de responsabilidade onde quer que seja. Têm a imaginação doentia. Vivem uma vida irreal. São inaptos para os deveres práticos da vida; e o que é mais triste e desanimador é que perderam todo estímulo para leituras sólidas.'. (Mente, Caráter e Personalidade Pag. 110)
ATENÇÃO
VÍDEO ESTUDO 3
Acompanhe esse estudo no vídeo abaixo:
BAIXAR SLIDES
Baixe os slides apresentado no vídeo aqui:
- Download
'Deus concede ao homem faculdades físicas e mentais. Nenhuma delas é desnecessária. Nenhuma delas deve ser mal empregada ou abusada. As tendências inferiores devem ser mantidas sob o controle das faculdades superiores. Carta 139, 1898.'
Faculdades superiores: O lobo Frontal
Tendências inferiores: Tálamo e hipotálamo.