A Plena Certeza da Fé

a plena certeza da fe

Pacific Press Publishing Company, Oakland, Cal. 1890 

A fé do cristão em algo que não pode ser visto é uma fonte de admiração para o descrente e, frequentemente, é objeto de ridículo e desprezo. O mundano considera a fé simples do cristão como uma evidência de fraqueza de mente e, com um sorriso complacente diante do pensamento da superioridade de sua própria intelectualidade, declara que nunca acredita em nada sem evidências; ele nunca tira conclusões precipitadas e não acredita em nada que não possa ver e entender.

O dito de que o homem que não acredita em nada que não possa entender terá um credo muito curto é tão verdadeiro quanto trivial. Não há um filósofo vivo que possa compreender um centésimo das simples fenômenos que vê todos os dias. Os cientistas descobriram por observação que certos tipos de solo são especialmente adequados para certos tipos de cultivo; mas ninguém consegue dizer por quê.

Na verdade, a fé é uma das coisas mais comuns. Não há um cético que não tenha fé, em maior ou menor grau; e, em muitos casos, eles vão ainda mais longe, manifestando uma simples credulidade. Mas o elemento da fé subjaz a todas as transações comerciais e a todos os assuntos da vida. Dois homens combinam um encontro para um determinado horário e lugar, para realizar determinados negócios; cada um deve confiar na palavra do outro. 

O comerciante deve exercer fé em seus empregados e em seus clientes. Mais ainda, ele tem que, inconscientemente talvez, exercer fé em Deus; pois ele enviará seus navios através do oceano, com a confiança de que eles retornarão carregados de mercadorias, e ainda assim deve saber que o retorno seguro deles depende dos ventos e das ondas, que estão além do controle humano. 

E mesmo que ele nunca pense uma vez sequer no poder que controla os elementos, ele confia nos oficiais e na tripulação. Ele até confiará em se mesmo embarcar em um dos navios, cujo capitão e tripulação ele nunca viu, e espera confiantemente que eles o levarão ao destino desejado.

Um desses homens que acha que é tolice confiar em um Deus “a quem nenhum homem viu, nem pode ver”, irá até uma pequena janela e entregará uma moeda de ouro de vinte dólares, recebendo em troca de um homem que ele nunca viu antes e cujo nome não conhece, apenas um pedacinho de papel que diz que ele tem direito a uma viagem para uma cidade distante. 

Ele talvez nunca tenha visto essa cidade e só conheça a sua existência pelos relatos de outros, ainda assim, ele embarca no trem, entrega seu pedaço de papel a outro total desconhecido e se acomoda confortavelmente. Ele nunca viu o maquinista e não sabe se ele pode ser incapaz ou malicioso; ainda assim, está perfeitamente despreocupado e espera confiar que será levado em segurança ao lugar cuja existência ele conhece apenas por ouvir dizer. 

Além disso, ele segura na mão um pedaço de papel preparado por alguns homens que ele nunca viu, que afirma que esses estranhos, a quem ele confiou sua segurança, o levarão ao seu destino em uma hora certa; e tão implicitamente esse cético acredita nessa declaração que ele envia uma mensagem para outra pessoa que ele nunca viu, fazendo arranjos para encontrá-lo naquele horário específico. 

O Deus em quem confiamos faz do atendimento às orações e da proteção e cuidado de seus súditos um de seus principais deveres. “É pelas misericórdias do Senhor que não somos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.” Lamentações 3:22. E “Ele se deleita na misericórdia.” Miquéias 7:18. “Porque eu sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11.

A existência do governo de Deus depende do cumprimento de suas promessas. O cristão tem a garantia do governo do universo de que toda solicitação legal que ele fizer será atendida. O governo é especialmente para a proteção dos fracos. Suponha agora que Deus falhasse em cumprir uma de suas promessas para a pessoa mais fraca e insignificante do mundo; essa única falha destruiria todo o governo de Deus. Todo o universo seria imediatamente lançado na confusão. 

Se Deus quebrasse uma de suas promessas, ninguém no universo poderia ter qualquer confiança nelas, e seu domínio chegaria ao fim; pois a confiança no poder governante é o único fundamento seguro da obediência. Os niilistas da Rússia não obedecem ao czar porque não confiam nele. 

Qualquer governo que, ao falhar em cumprir suas obrigações, perca o respeito de seus súditos, está em uma condição instável. Portanto, o humilde cristão depende da palavra de Deus, sabendo que Deus tem mais a perder do que ele. Se fosse possível que Deus quebrasse sua palavra, o cristão perderia apenas sua vida, mas Deus perderia seu caráter, a estabilidade de seu governo e o controle do universo.

Além disso, aqueles que depositam sua confiança em governos humanos ou em qualquer instituição dos homens estão sujeitos a desilusões. Com as melhores intenções, erros serão cometidos, porque os homens são apenas falíveis. Mas ao cristão é dada a firme certeza: “Não há ninguém como o Deus de Jesurum, que cavalga sobre os céus em teu auxílio, e na sua excelência sobre o céu. 

O Deus eterno é o teu refúgio, e por baixo estão os braços eternos.” Deuteronômio 33:26, 27. Seu poder é mostrado na criação. As coisas que Ele fez atestam Seu poder eterno e divindade. Quanto mais poderoso o Governo, maior a confiança nele. Então, o que seria mais razoável do que termos confiança implícita no Deus que a natureza e a revelação combinadas declaram ser onipotente, eterno e imutável?

 Se eu expressar a um infiel minhas dúvidas quanto à integridade de um de seus amigos, ele diria: “Isso é porque você não o conhece; experimente, e você o encontrará tão fiel quanto o aço.” 

Esta seria uma resposta justa; e assim dizemos ao infiel que duvida das promessas de Deus: “Provai, e vede que o Senhor é bom; ...não haverá falta para os que o temem.” Salmo 34:8, 9. Que direito tem alguém de duvidar das promessas ou do poder de Deus antes de lhes ter dado uma chance justa? E, nesse caso, que direito tem alguém de duvidar de Deus, já que todos estão testando seu poder e bondade a cada momento de suas vidas?

Além disso, a fé dele é exigida ao enviar a mensagem anunciando sua chegada. Ele entra em uma pequena sala, escreve algumas palavras em um pedaço de papel, que entrega a um estranho sentado ao lado de uma pequena máquina, paga ao homem cinquenta centavos e então segue seu caminho, acreditando que em menos de meia hora seu amigo desconhecido a mil milhas de distância estará lendo a mensagem que ele deixou na estação para trás.

Quando chega à cidade, sua fé se manifesta ainda mais. Enquanto está no trem, ele escreveu uma carta para sua família, que ele deixou em casa. Assim que chega à cidade, ele vê uma pequena caixa de ferro fixada a um poste na rua, e imediatamente vai e coloca sua carta dentro dela, e vai embora sem dar ao assunto uma segunda pensamento. 

Ele espera confiantemente que a carta que ele colocou naquela caixa sem dizer uma palavra a ninguém chegará à sua esposa dentro de dois dias. E ainda assim, esse homem acha extremamente tolo falar com Deus com a expectativa de que alguma atenção será dada às palavras.

Mas, para tudo isso, o cético responderá que ele não confia cegamente nos outros, mas que tem razões para acreditar que será transportado com segurança, que sua mensagem será enviada corretamente e que sua carta chegará à sua esposa a tempo. Sua fé nessas coisas é baseada nos seguintes fundamentos:

Outros foram transportados com segurança, e milhares de cartas e telegramas foram enviados corretamente e entregues pontualmente. Sempre que uma carta se perde, quase invariavelmente é culpa do remetente.

Aqueles a quem ele confia para transportar a si mesmo e suas mensagens fazem disso um negócio; se eles falharem em cumprir seus compromissos, ninguém confiaria neles, e seus negócios seriam rapidamente arruinados.

Ele recebeu a garantia do governo dos Estados Unidos. As empresas ferroviárias e de telegráfico recebem suas concessões do governo, que se torna, portanto, em certa medida, responsável pela fidelidade delas. Se não cumprirem o que prometeram, o governo pode revogar suas concessões. 

Sua confiança na caixa de correio se deve ao fato de que ele viu nas letras "U.S.M.", e sabia que elas significam que o governo prometeu entregar com segurança qualquer carta colocada na caixa, se estiver devidamente endereçada e selada. Ele acredita que o governo cumprirá suas promessas, porque se não o fizer, sua existência terá que chegar ao fim em breve. 

Sua existência depende de sua capacidade de cumprir suas promessas e de sua integridade ao realizá-las. É do interesse do governo cumprir suas promessas, assim como é do interesse das empresas ferroviárias e de telegráfico cumprir as suas. E todas essas coisas formam uma base sólida para sua fé.

Bem, o cristão tem um fundamento mil vezes mais sólido para sua fé nas promessas de Deus. Fé não é uma credulidade cega. Diz o apóstolo: “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” Hebreus 11:1. 

Esta é uma definição inspirada, e portanto podemos concluir que o Senhor não espera que exerçamos fé senão com base em evidências. Agora, pode-se mostrar facilmente que o cristão tem o mesmo fundamento para exercer fé em Deus que o cético tem para sua confiança nas empresas ferroviárias e de telegráfico, ou no governo; e muito mais.

Outros confiaram nas promessas de Deus e as encontraram seguras. O capítulo 11 de Hebreus contém uma longa lista de pessoas que verificaram as promessas de Deus; que “pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, foram valentes na batalha, puseram em fuga os exércitos dos estrangeiros. Mulheres receberam seus mortos ressuscitados.”

No primeiro capítulo de 2 Coríntios, versículos 18-20, encontramos as seguintes declarações positivas:

“Mas, como Deus é fiel, nossa palavra para convosco não foi sim e não. Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que foi pregado entre vós por nós, sim, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não, mas nele foi sim. Porque todas as promessas de Deus nele são sim, e nele Amém, para glória de Deus por nós.”

Neste fato está a única confiança que o pecador pode encontrar ao se aproximar de Deus. “Jesus Cristo, o mesmo ontem, e hoje, e eternamente,” é a única esperança do pecador. Não é para zombar deles, nem para se gloriar em desapontá-los, que o chamado gracioso é feito aos homens. “Ó, vós todos que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde, comprai vinho e leite sem dinheiro e sem preço.” Isaías 55:1
.

Diz Jesus: “Todo o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37); e Paulo diz que “Ele é também poderoso para salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus.” Hebreus 7:25. E o mesmo apóstolo também diz:

 “Visto que temos um grande sumo sacerdote que penetrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, retenhamos firmemente a nossa profissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi em todos os pontos tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4:14-16.

Novamente lemos: “Mas sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que lhe há, e que é galardoador dos que o buscam diligentemente.” Hebreus 11:6. Fé, então, e ousadia são características que o Senhor deseja que aqueles que se aproximam d’Ele manifestem. 

Nossa mente foi fortemente voltada para essa linha de pensamento alguns dias atrás, ao ler um hino antigo, cujas três primeiras estrofes são as seguintes: “Venha, humilde pecador, em cujo peito Mil pensamentos giram; Venha, com sua culpa e medo oprimidos, E tome esta última resolução:

“Eu irei a Jesus, embora meus pecados Como montanhas me cerquem; Conheço seus átrios, entrarei, Seja o que for que se oponha.

“Prostrado, eu me deitarei diante de seu trono, E ali confessarei minha culpa; Direi a ele que sou um infeliz perdido Sem a sua graça soberana.”

Isso é bom; não poderia haver resolução melhor; é exatamente o que Deus deseja que todo pecador faça. Ele diz:

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto; deixe o ímpio o seu caminho, e o homem injusto os seus pensamentos; e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; e ao nosso Deus, porque é generoso em perdoar.” Isaías 55:6, 7.

Esta é a linguagem de certeza positiva. Então, o que devemos dizer ao sentimento expresso na quarta estrofe do hino acima mencionado? Ela diz:

“Talvez ele aceite meu apelo, Talvez ouça minha oração; Mas se eu perecer, orarei, E perecerei somente ali.”

Tal linguagem pode ser desculpável em alguém que nada sabe sobre Deus; mas pronunciada por alguém que conhece a Deus, ou, mais exatamente, é conhecido por Deus, pode ser considerada apenas como uma calúnia contra a palavra de Deus. 

O pecador é exortado a se prostrar diante de Deus, a confessar seus pecados e pedir misericórdia, e então é “encorajado” com o pensamento de que talvez Deus ouvirá sua oração e aceitará seu apelo. Não é dessa maneira que Deus encoraja aqueles que estão cansados do pecado. 

Diz o discípulo amado: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9. Ele promete que terá “misericórdia” e “perdoará abundantemente” aqueles que se voltam para ele, confessando e abandonando seus pecados.

Não há “talvez” com Deus. Suas promessas aos penitentes e suas ameaças aos impenitentes são igualmente positivas. “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16. Aos desviados ele diz: “Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 

E me buscareis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” Jeremias 29:12, 13. Novamente ele diz: “Eu não falei em segredo, nem em lugar tenebroso da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu sou o Senhor, falo justiça, declaro coisas que são retas.” Isaías 45:19.

Cristo diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:28, 29. Não há “talvez” nisso.

“Deus é amor;” ele se revelou a nós como um Deus que “se deleita na misericórdia.” A certeza disso é encontrada no fato de que Jesus morreu por nós. “Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8. 

E “aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?” Romanos 8:32. “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores.” 1 Timóteo 1:15. Visto que ele veio com esse propósito expresso, como pode haver alguma dúvida sobre ele receber aqueles que se aproximam humildemente dele?

Quando a rainha Ester foi implorada para ir diante de Assuero, a fim de implorar pela vida de seu povo, ela inicialmente se recusou, pois era morte ir diante dele sem ser convocada; mas finalmente ela cedeu, dizendo: “Vão, congreguem todos os judeus que se acham em Susã, e jejuem por mim, e não comam nem bebam três dias, noite e dia; eu também e minhas servas jejuaremos assim; e assim irei ter com o rei, que não é segundo a lei; e se eu perecer, que eu pereça.” Ester 4:16.

Assuero (Xerxes) era um rei pagão e um déspota irredutível. Ao ir diante dele, a rainha colocou sua vida em risco. Mas o nosso Deus estendeu seu cetro para nós; Ele quer que venhamos, e nos implora para que venhamos. “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; porque morreríeis, ó casa de Israel?” Ezequiel 33:11. “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E aquele que ouve  diga:

Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.” Apocalipse 22:17.

Dissemos que não há “talvez” com Deus. Tiago diz que com Ele não há “mudança, nem sombra de variação.” Então aqueles que vêm a Ele, duvidando se receberão o que pedem, devem desagradá-lo, pois refletem sobre sua veracidade. Que Deus se desagrada do que duvida é evidente em Hebreus 11:6, e também nas seguintes palavras:

“E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida pelo vento e agitada. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” Tiago 1:5-7.

O homem que pensa que “talvez” Deus ouvirá sua oração, pensa que “talvez” Ele não ouvirá; tal pessoa não pode pedir com fé, nada duvidando, e consequentemente não pode receber nada. A única forma de vir é vir com ousadia. Os violentos tomam o reino dos céus por esforço.

Um pensamento mais. Deus se agrada que venhamos a Ele com confiança, porque isso mostra que acreditamos no que Ele diz; e a própria glória d'Ele depende do cumprimento de suas promessas. 

Diz Paulo: “Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo seu grande amor com que nos amou, e estando nós ainda mortos em pecados, nos vivificou juntamente com Cristo, (pela graça sois salvos;) e nos ressuscitou juntamente, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.” Efésios 2:4-7. 

Isto é, Deus pretende nos exibir por toda a eternidade como evidência das riquezas abundantes de sua graça; as almas salvas serão um troféu eterno de sua bondade imutável; como então se pode imaginar que Ele não ouvirá a oração da alma contrita, com a qual Ele disse que se deleita em habitar?

Você se arrependeu de seus pecados? Odeia-os e anseia por uma vida melhor? Confessou-os? Então tome a garantia da palavra de Deus como evidência de que seus pecados estão perdoados e que você tem direito à paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Então você pode dizer com o profeta: “E naquele dia direis: Louvai ao Senhor, invocai o seu nome; fazei conhecidos os seus feitos entre os povos, lembrando que o seu nome é exaltado. Cantai louvores ao Senhor, pois fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e alegra-te, ó habitante de Sião; porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.” Isaías 12:1, 2.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem