O Que é a Teologia da Última Geração?

a ultima geração m l andreasen


A teologia da última geração é em grande parte fundamentada no livro 'Ritual do Santuário' escrito por um renomado teólogo Adventista chamado M. L Andreasen.

A maioria dos defensores dessa construção teológica, como o presente escritor, resumiria esse ensino da seguinte forma:

1. O pecado e a natureza pecaminosa herdada não são a mesma coisa. Os seres humanos se tornam pecadores por escolha, não por nascimento.

2. Como todos os descendentes de Adão, o Cristo humano veio à Terra com uma natureza caída herdada, que incluía paixões, impulsos e hormônios caídos. Essa natureza Ele foi obrigado a subjugar pelo mesmo poder divino disponível para o crente convertido.

3. O fundamento da salvação do cristão inclui a justiça da justificação e a da santificação, ambas provenientes de Jesus e nenhuma das quais é inferior ou superior à outra.

4. Justificar a justiça é declarativo e transformador.

5. A justiça santificadora, através da graça de Deus e do esforço cooperativo do crente, capacita o cristão assim capacitado a viver uma vida livre do pecado.

6. O processo bíblico de expiação inclui cinco (5) fases: (1) Confissão de pecado; (2) a morte da vítima sacrificial; (3) a mediação do sangue sacrificial pelo sacerdote; (4) a aflição da alma e a resultante purificação da vida do pecado durante o dia anual (e antitípico) da expiação; e (5) o exílio e a morte do bode expiatório.

7. A questão central do grande conflito é sobre a acusação de Satanás de que a lei de Deus não pode ser guardada, em particular por seres caídos com naturezas caídas. 

Ao vir à Terra nessa natureza, Jesus provou que essa acusação era falsa e, assim, mostrou o caminho para os cristãos viverem a mesma vida imaculada que Ele vivia, através da mesma força divina que empregava.

8. A geração final de cristãos na história sagrada demonstrará o que Jesus provou estando sem um mediador após o fim da provação humana, vivendo pelo poder de Deus a mesma vida sem pecado que Jesus viveu, na hora mais sombria e difícil da grande controvérsia.

9. Essa demonstração justificará o caráter de Deus das acusações de Satanás em escala global, levando assim a controvérsia entre o bem e o mal a um triunfo.

NOTA: O livro 'Ritual do Santuário' foi vendido na CPB até a década de 90 e começo dos anos 2000, no entanto saiu de circulação, grande parte devido ao crescimento da nova teologia, que ensina a justificação pelo padrão evangélico.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem