Estudo 16 - O Supremo Poder da Escolha!

estudo 6 o supremo poder da escolha

Estudo 16: O Supremo poder da escolha

Texto: Josué 1:9

'Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares'.
Não importa de onde você veio nem o que fizeram com você, o que importa é para onde você está indo e o que Deus fará!

Por trás de toda história de sucesso existe uma sucessão de fracassos, todos as grandes realizações humanas na história não foram feitas por pessoas que nunca fracassaram, mas por pessoas que nunca desistiram.

No caminho para alcançar seus sonhos, haverá muitos atropelos e até desastres terríveis, mas no fim o desfecho sempre será resultado de uma única coisa: 'sua escolha'.

Ninguém controla a natureza, ninguém controla a economia, ninguém controla as pessoas, mas qualquer pessoa com a ajuda de Deus pode controlar como reage diante de qualquer agente externo.

E ele está pronto para ajudar agora mesmo, quem o buscar.

DECIDA AGORA

Nos diversos contextos de convívio social você não poderá impedir de alguém lhe trair, enganar, ou até agredir. Mas você pode DECIDIR como reagirá, e a sua reação é o que definirá seu sucesso ou fracasso.

Cada individuo, por mais simples e pobre que seja, sempre disporá dentro de si, do mais valioso e divino ingrediente do sucesso: 'O SUPREMO PODER DA ESCOLHA'.

Esse poder pode ser fortalecido com o hábito da resiliência, ou pode ser enfraquecido com o acabrunhamento.

Cada decisão positiva, fortalecerá a virtude e o caráter, promovendo o domínio da razão para decisões positivas no futuro. 

E cada decisão negativa levará para baixo, fomentando uma ideologia de vitimização, que consequentemente, promoverá mais decisões negativas.

Veja que são dois ciclos viciosos, toda atenção agora para seguir os passos na direção do primeiro ciclo, o da virtude. 

O FATOR MAIS IMPORTANTE 

SERÁ SUA CAPACIDADE DE DECIDIR CONTINUAR...

Rocky ficar de pe

Algumas pessoas foram agraciadas por terem vivido sempre nas melhores condições econômicas, ambientais e culturais, outras parecem ter nascido com a estrela apagada, sofrendo desde a infância com a pobreza, doença, exclusão, vício e abuso. 

Mas indubitavelmente, o fator determinante que fará toda a diferença em sua vida não é o que lhe aconteceu, mas como você reagirá diante do que lhe aconteceu.

Quem nasceu em berço de ouro pode corresponder ao valor recebido e ser uma pessoa de sucesso, mas também pode desperdiçar todas as oportunidades e tornar-se uma fracassado, se escolher isso.

Mas como alguém escolhe o fracasso? Você pode perguntar, o fracasso ninguém escolhe, ele acontece. Sim o fracasso acontece, só que o fracasso em si não é o acontecimento ruim que ocorreu, mas o estado subsequente em que você irá se colocar.

São duas abordagens distintas: ou você baixa a cabeça e desiste de prosseguir por que fracassou, ou recomeça de novo, quantas vezes forem necessárias até conseguir o objetivo. 

Aí surge um paradoxo: a segunda opção é a mais difícil de tomar na hora, mas a longo prazo mostrará ser a mais benéfica. 

A primeira opção parece ser a mais fácil de se tomar, mas a longo prazo mostrará ser a mais ruim de conviver. 

Mas o importante é você saber o seguinte: o estado que você aceitar ficar, será por que escolheu. No final, o sucesso ou fracasso foi sua decisão.

Essa decisão é basicamente o reflexo do que você é, por isso que antes de fazer algo, você precisa SER o que deseja. Não é fácil correr como um atleta, se você não é um atleta, por isso, para que o caminho se torne mais fácil, antes de correr como um atleta, seja o atleta que deseja, e quando for correr, o resultado será natural.

SER OU NÃO SER

Para ter sucesso, você precisa SER uma pessoa de sucesso, não se trata de tentar, se trata de se tornar, de decidir! Pode começar por associar-se com essas pessoas que adquiriram capacidade inata de superar obstáculos, replique seus hábitos e imite seu estilo de vida até onde der.

Observando o comportamento de empreendedores de sucesso e também dos grandes homens da história, é possível notar algo bastante característico neles: A CAPACIDADE DE LIDAR COM O FRACASSO.

Para homens como Henry Ford, Benjamin Franklin, Abraão Lincoln e Tomas Edison, o fracasso não era derrota, era crescimento, aprendizado.

O fracasso é o primeiro degrau para o sucesso, o segundo é a persistência, e o terceiro é o sucesso.

A ideia elementar disso é o seguinte: 'o sucesso desses homens não eram suas realizações, o sucesso deles, era eles mesmos'.

Sucesso e fracasso Henri Ford

Da mesma forma sucesso verdadeiro não é algo que você alcança, é algo que você se torna, não é algo que você obtêm para se tornar, é algo que você se torna e então obtém.

💡 Uma vez que você descobre isso, tudo muda. 

Quando você se torna uma pessoa de sucesso não importa o que você tenha, se você tirar todos os bens de uma pessoa de sucesso, dentro em pouco ela recuperará, por que a riqueza dela não está nos bens, está no que ela é.

Abraão Lincoln tinha apenas 2 pares de roupas na infância, que ficaram muito apertadas com o tempo, além disso teve que lidar com perdas e pobreza extrema, nem por isso deixou de ser um personagem exemplar que exerceu papel determinante para o bem do seu povo, e por que não, da humanidade.

Todas as suas limitações só tiveram um efeito: 'TORNA-LO MAIS FORTE'. 

Observe que o mesmo infortúnio que torna uma pessoa mais forte, também é o motivo pelo qual os homens caem no fracasso, e esse fator é determinado pela escolha de cada um. 

DOIS CAMINHOS

Grande parte das pessoas que passam privações e perdas enveredam pelo caminho da amargura, revolta e crime, mas é importante ressaltar aqui, que no âmago de tudo, está o supremo poder da escolha. 

Quem decide revoltar-se ou vingar-se, fará isso por que DECIDIU, mesmo que culpe os outros, você sempre será responsável por como reagirá. Quem prefere perdoar, e seguir em frente, faz a melhor ESCOLHA.

Seu maior recurso é você, você precisa decidir fazer o melhor possível à luz da palavra de Deus independente do que lhe aconteça, e não deixar que nada mude essa escolha.

Criminosos estão sempre culpando pessoas e situações que lhe ocorreram como causas de seus fracassos, ou seja, eles deixaram que os malogros e intempéries ambientais e sociais mudassem seu estado de espírito, por mais que tenham sido influenciados, eles DECIDIRAM, e isso foi fatal. 

Comigo e com você não pode ser assim, decida agir diferente!

Acompanhe nesse INFOGRÁFICO as diferenças e o contraste no comportamento de pessoas que cedem sua escolha ao fracasso, para aquelas que levantam a cabeça, buscam a força de Deus e seguem em frente.


A mesma situação pode ser encarada de diversas formas, e a forma como você encara-la fará toda a diferença, ressignifique.

Quando um jogador de basquete erra a cesta final que decidiria o jogo, pode pensar de 2 formas:

1 Eu errei e isso me foi um fracasso;

2 Eu errei, e aprendi com esse fracasso, estou mais forte.

Michael Jordan é um exemplo da segunda opção, um exemplo daquele que erra e segue em frente, daquele que persiste e nunca desiste:

Michael jordan sucesso frase

CONCLUSÃO

Nesse artigo você viu que a maior parte do tempo a vida boa ou ruim é uma decisão que só depende de você. Deus ajuda, quem cedo madruga, não temas, ele é contigo!. 

Essa filosofia têm me ajudado muito a encarar os desafios e obstáculos que surgem na minha vida. 

Gostaria de saber se esse conteúdo lhe ajudou, qual sua opinião? deixe um comentário abaixo. 😉

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem