A mensagem da justificação pela fé é a mensagem que Deus mandou ser dada ao mundo. Ela é a terceira mensagem angélica, que será proclamada com grande clamor, e cobrirá a terra com a sua glória. E o começo dessa luz de um anjo cuja glória iluminará a terra inteira foi apresentada na mensagem do anjo de 1888.
Mas o que é justificação pela fé? Vamos simplificar.
Justificação pela fé é a obra de Deus que lança a glória do homem no pó e faz pelo homem aquilo que não está em seu poder fazer por si mesmo. Quando os homens vêem sua própria nulidade, eles estão preparados para ser revestidos da justiça de Cristo.
Quando reconhecemos que somos pecadores, que nossas melhores ações são como trapos de imundície, então estamos prontos para aceitar a justificação pela fé. Significa olhar para Jesus e viver. Significa depender de Sua justiça, que é imputada ao pecador arrependido. O Senhor disse: “Eu justificarei quem se arrepender de seus pecados e crer em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal”.
A justificação é um dom gratuito de Deus. E é pela fé que nos apropriamos desse dom. Quando o pecador arrependido e crente aceita a Cristo, então a justiça de Cristo lhe é imputada. Ele é perdoado. Seus pecados são tirados. Ele é justificado diante de Deus. E mais do que isso, o coração é renovado pelo Espírito Santo. Ele se torna um filho de Deus, um membro da família real, um herdeiro de Deus.
E assim, justificação pela fé é mais do que perdão dos pecados; é a aceitação de Cristo como nosso Salvador pessoal. É receber a justiça de Cristo pela fé. E a fé que justifica não é apenas um consentimento intelectual à verdade; é a entrega do coração à vontade e aos caminhos de Deus. A fé que justifica é aquela que leva à obediência.
Portanto, a justificação pela fé é simplesmente a aceitação de Cristo, a rendição da vontade a Ele, e a recepção de Sua justiça, que nos capacita a viver uma vida de obediência.