36- Parábola do sinal

como unir as virtudes livro

36- Parábola do sinal  

Certo dia, um homem ‘íntegro, e reto, temente a Deus’ (Jó 1.1), após ter aceito a Jesus como seu Salvador pessoal, perguntou, sinceramente ao Altíssimo: 

“Querido Deus e amável Pai, como posso me harmonizar inteiramente com o plano que o Senhor fez ao me criar? De que maneira posso conhecer, verdadeiramente, a Tua vontade para minha vida?”

“Percebo que estás interessado em trilhar o caminho da perfeição. Desejas mesmo comprar, de Meu Filho, ‘... ouro ... vestes ... colírio ...’? Então, lê, estuda e relê, diversas vezes, a Carta de amor que te enviei e coloca em prática tudo o que aprenderes nela”.

Ele pôs-se a estudar a Bíblia, reunindo todas as suas forças neste sentido: viver Seus ensinos! Aprofundou seu conhecimento e deu início a uma vida devocional bem eficaz: mantinha três períodos diários para oração particular, uma hora de meditação bíblica sobre a vida de Jesus, culto familiar matutino e vespertino, desenvolveu o hábito de manter a mente em ininterrupta comunhão com seu Deus, frequentava assiduamente à igreja e envolvia-se em trabalho missionário pessoal, buscando tornar possível o seu ideal. 

Ainda sem compreender a profundidade da proposta feita pelo amável Mercador celestial, empenhava-se de unhas e dentes para adquirir aquelas divinas mercadorias que atraíam mais e mais o seu intenso interesse.

Estava dando o melhor de si, buscando se tornar mais fiel ao seu Deus, um cidadão mais leal, um vizinho mais cortês, um esposo mais dedicado, um filho mais atencioso, um trabalhador mais honesto, mais cordial. E, tendo-se passado algum tempo, voltou-se e, muito confiante, Lhe perguntou: 

“O que me diz o Senhor? Estás notando meu êxito em praticar as coisas de Tua Carta? Estou já de posse daquelas três mercadorias que Teu Filho me recomendou?” 

”Estás dando os primeiros passos; estás nas primeiras etapas do caminho à perfeição. Vamos fazer uma análise. Estás amando a Mim mais do que ao teu ego? Mais do que tua família, amigos, trabalho, bens, fama e status? Amas a teu próximo como a ti próprio? Estás sempre bem disposto a desejar e a fazer o bem mesmo aos teus inimigos, àqueles que te desprezam, te ofendem, te odeiam e estão te fazendo injustiça?

“Senhor, tenho-me esforçado nisso com unhas e dentes; porém, sinceramente, reconheço que, muitas vezes, tenho falhado nisso e, novamente, peço-Te perdão e a Tua ajuda. Não tenho conseguido dominar bem o meu estopim curto. Estou mesmo percebendo que ainda está me faltando o poder suficiente para dominar sempre e ininterruptamente o meu ego, o gênio, a minha índole, minhas tendências ao mal.”

“Tens compreendido o que a Minha Palavra pode fazer por ti também nesse sentido? Aprendestes o que significa receber a Lei em Meu querido Filho?”  

Despertado assim seu interesse, estando plenamente convencido que de, de fato, não poderia alcançar o ideal do Senhor apenas por suas próprias forças, observando, detalhadamente, o exemplo do grande Campeão em Mateus 4, aprendeu a citar a Palavra com fé em Seu poder. 

E, sim, com êxito constatou a realidade do poder de Deus e Sua eficiência em criar justiça em sua mente, em alinhar o seu coração, a sua alma e o seu entendimento com a vontade do Altíssimo. Entusiasmado perguntou-Lhe:

“Estou, agora, sendo perfeito nos Teus caminhos?”

“Estás progredindo bem neles. Acabas de completar mais uma importante etapa; porém há ainda outras à tua frente”.

A etapa primordial

Animado por essa perspectiva, o homem redobrou seu empenho em busca de mais conhecimento, vindo a entender que a prática dos Seus ensinos devia ter esta finalidade: fazer o bem ao Seu Deus, que o constituíra como Sua testemunha (Is 43.10,12; At 1.8) contra as caluniosas acusações que Ele estava sofrendo. 

Deu-se conta de que esse fato poderia se tornar viva realidade em sua vida apenas se o Super-Homem viesse, Ele mesmo, viver Sua vida em sua mente. Não lhe seria possível adquirir as mercadorias divinas independentemente da ininterrupta presença do Mercador em sua mente.

Algum tempo depois, ao se dirigir novamente a Ele, assim Lhe falou: 

“Querido Deus, o Senhor poderia dar-me um sinal? Uma evidência de que realmente estou mesmo obtendo êxito em adquirir aquelas mercadorias celestiais?”

“Quando alguém estiver dando passos no sentido de cumprir o plano para o qual Eu o criei, indubitavelmente começará a ser perseguido por isso. As pessoas o caluniarão com toda a sorte de mentiras e dirão todo o mal contra ele. Isso, entretanto, lhe será motivo de muita alegria e não de entristecimento. É, precisamente, esse o evidente sinal de que estás te aproximando do ideal que descrevi na Minha Carta.”

Subitamente – com a velocidade de um relâmpago – o homem recordou-se de Mateus 5.10-12, 2 Timóteo 2.12; Marcos 13.9-13; Mateus 10.17-23; 34-36; 24.44-51; João 15.20; 16.1-3. E, como, desde que começara a entender o poder da Palavra, no sentido de dominar sua perversa índole, passou a ser mais injustamente difamado, caluniado e perseguido até pelos seus irmãos em sua própria igreja, emocionou-se muito. Sem conseguir conter as lágrimas de alegria, chorou copiosamente. 

Enquanto labutava arduamente com seu ego, começou a compreender que estava se aproximando da etapa final do plano do Senhor: Viver Gálatas 2.20 ininterruptamente. E agradecido, Lhe disse:

“Ó Pai, agradeço-Te por estares confiando em mim ao me concederes o privilégio de me candidatar a ser uma das Tuas testemunhas! Por Tua graça, continua fortalecendo-me para que não Te decepcione. Em nome de Jesus. Amém”.


Acesse aqui o 👉 índice completo do livro 'Como Comprar' do Irmão Olvide Zanella

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem