7 A Ciência de cultivar a Fé - No. 6

CIENCIA DE CULTIVAR A FE


"O conhecimento do que a Escritura significa quando nos exorta à necessidade de cultivar a fé, é mais essencial do que qualquer outro conhecimento que possa ser adquirido".

Note que é o conhecimento do que a Escritura significa quanto à "necessidade de cultivar a fé," - não particularmente ter fé, mas cultivá-la.

Não se diz muito nas Escrituras sobre qualquer necessidade de termos fé, enquanto que muito, muito se diz sobre nosso cultivo da fé.

A razão disto é que a todas as pessoas é dada fé para começar: e tudo o que precisam fazer é cultivar a fé. Ninguém pode ter mais fé do que aquela que já lhe foi dada, sem cultivar a fé que já é dada. E não há nada conhecido pelo homem que cresça tão rápido como a fé, quando ela é cultivada - "a fé cresce excessivamente".

A fé é a expectativa de que a própria palavra de Deus cumprirá o que ela diz; e a dependência de "somente a palavra" para cumprir o que a palavra diz. Cultivar a dependência da palavra de Deus, "somente a palavra", ela mesma, para fazer o que a palavra diz, é cultivar a fé.

A fé é "o dom de Deus" (Ef 2,8); e que ela é dada a todos está claramente declarada nas Escrituras: "Deus tem dado a cada homem a medida da fé". Rom. 12:3. Esta medida de fé que "Deus deu a cada homem" é o capital com o qual Deus dota e inicia "todo homem que vem ao mundo"; e espera-se que cada homem negocie sobre este capital - cultive-o - para a salvação de sua alma.

Não há o perigo de diminuir sempre este capital quando ele é usado: tão certamente quanto é usado, ele aumentará, crescerá excessivamente. E tão certamente quanto cresce, a justiça, a paz, a alegria, do Senhor, estão asseguradas para a salvação plena da alma.

Mais uma vez, a fé vem pela palavra de Deus. Portanto, ela está escrita: "A palavra está perto de ti, mesmo em tua boca, e em teu coração: isto é, a palavra da fé, que pregamos". Rom. 10:8. Assim, a fé, a própria palavra da fé, está na boca e no coração de todo homem.

Como é isto?-Assim: Quando o primeiro casal pecou no jardim, eles acreditaram totalmente em Satanás; eles se entregaram totalmente a Satanás; eles foram levados completamente cativos por ele. Depois houve um perfeito acordo e paz entre eles e Satã. Mas Deus não o deixou assim; ele rompeu este acordo, ele estragou esta paz. E ele o fez por sua palavra, dizendo a Satanás: "Porei inimizade entre ti e a mulher e entre tua semente e sua semente". Gen. 3:15.

"Só Deus pode continuamente colocar inimizade entre a semente da mulher e a semente da serpente". Após a transgressão do homem, sua natureza tornou-se má.

Havia paz entre Satanás e o homem caído. Se não houvesse interferência da parte de Deus, os homens teriam formado uma aliança contra o céu; e no lugar da guerra entre si, continuariam nada além de uma guerra contra Deus. Não há inimizade nativa entre os anjos caídos e os homens caídos. Ambos são maus, e isso através da apostasia; e o mal, onde quer que exista, sempre se ligará contra o bem. Os anjos caídos e os homens caídos se unem em companheirismo. 

O sábio general dos anjos caídos calculou que se ele pudesse induzir os homens, como tinha anjos, a se unirem em rebelião, eles permaneceriam como seus agentes de comunicação com os homens para se unirem em rebelião contra o céu. Assim que alguém se separa de Deus, ele não tem poder de inimizade contra Satanás. A inimizade na terra entre o homem e Satanás é colocada deforma sobrenatural. 

A menos que o poder de conversão de Deus seja trazido diariamente para suportar o coração humano, não haverá inclinação para ser religiosamente inclinado; mas os homens escolherão ser os cativos de Satanás em vez de serem homens livres em Jesus Cristo. Eu digo que Deus colocará inimizade. O homem não pode colocá-la. Quando a vontade é submetida à vontade de Deus, deve ser através da inclinação do coração do homem e da vontade de estar do lado do Senhor" - Testemunho não publicado.

Esta inimizade contra Satanás, este ódio ao mal, que Deus coloca em cada pessoa por Sua palavra, faz com que cada alma anseie pela libertação: e a libertação se encontra somente em Jesus Cristo. Rom. 7:14-25.

Assim, esta palavra de Deus, que planta em cada alma a inimizade contra Satanás,- este ódio ao mal que exige libertação, que se encontra somente em Jesus Cristo,- este é o dom da fé aos homens: esta é "a medida da fé" que Deus tem dado a cada homem; esta é a "palavra da fé", que está na boca e no coração de cada pessoa no mundo.

Esta "é a palavra de fé, que nós pregamos": Que se confessares com tua boca o Senhor Jesus, e creres no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Porque com o coração o homem crê para a justiça; e com a boca se faz a confissão para a salvação". Rom. 10:8-10.

Portanto, não digas no teu coração: Quem subirá ao céu, para nos trazer a fé? Nem digas: Quem descerá ao abismo; ou, quem irá longe; para encontrar a fé e trazê-la até nós... - Pois "a palavra está perto de ti, mesmo na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que nós pregamos". Deut. 30:11-14; Rom. 10:6-8.

Diga isso: e exercite a fé que Deus lhe deu, como a qualquer outra pessoa no mundo; para "compreender como exercer a fé, esta é a ciência do evangelho".


A. T. Jones.

The Advent Review and Sabbath Herald, Vol. 76, No. 2, 10 de janeiro de 1899, p. 24.

- 👉 Ciência de cultivar a Fé - ÍNDICE Completo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem