Justiça pela Fé na Parábola das Bodas


Sumário

1. Texto chave

2. O que significa o rei entrando para ver os convidados ?

3. O que significa as vestes de casamento?

4. O que acontece ao usar as vestes de Justiça ?

5. Na Justificação, a Justiça de Cristo é imputada.

6. Também na Justificação [primeira etapa e processo] a Justiça de Cristo é comunicada.

7. A Justiça de Cristo.

1. Texto chave

Mateus 22

2 O reino do céu é semelhante a um certo rei, que fez as bodas de seu filho, e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.

4 Mais uma vez, ele enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e meus cevados estão mortos, e todas as coisas estão prontas; vinde às bodas.

5 Mas eles, fazendo pouco caso, seguiram os seus caminhos, um para sua fazenda, outro para o seu negócio.

6 E os outros, tomaram os seus servos, os maltrataram e mataram.

7 Mas, ouvindo disso o rei, irou-se, e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles assassinos, e incendiou a sua cidade.

8 Então ele diz aos servos: As bodas estão preparadas, mas os que foram convidados não eram dignos.

9 Ide, pois, às estradas, e convidai para as bodas todos quantos encontrardes.

10 E os servos, saindo pelas estradas, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e o casamento ficou cheio de convidados.

11 E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava com veste de casamento.

12 E ele disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste de casamento? E ele emudeceu.

13 Então disse o rei aos servos: Amarrai os seus pés e mãos, levai-o embora, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

14 Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.

Nota: O versículo 3 é referente ao convite feito pelos discípulos de Cristo, o Senhor enviou os doze e depois os setenta proclamando que o Reino de Deus era chegado e convidando os homens a se arrependerem e crerem no evangelho. 

O versículo 4 se refere a mensagem levada a nação judaica depois da crucifixão de Cristo. 

O versículo 7 se refere a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. 

E o versículo 9 é a pregação do evangelho aos gentios.

2. O que significa o rei entrando para ver os convidados ?

O exame dos convidados pelo rei representa uma cena de julgamento. É o juizo pré-advento ou juizo investigativo ou Dia da Expiação. Os que no juizo forem "havidos por dignos" terão parte na ressureição dos justos (ver: Lc 20:35-36).

3. O que significa as vestes de casamento ?

As vestes de casamento significa as vestes da justiça de Cristo, a sua vestidura simbolizada já no Éden nas vestes de pele que o Senhor Deus fez a Adão e Eva (ver: Gn 3:21).

Isaías 61

10 Eu me regozijarei grandemente no SENHOR, minha alma estará exultante no meu Deus, porque ele me tem vestido com as vestes de salvação. Ele tem-me coberto com o manto de justiça, como um noivo no dia do casamento adorna a si mesmo com ornamentos e como uma noiva no dia do casamento adorna a si mesma com as suas joias.

Nota: Esta veste de justiça esta preparada para todos ! Já foi confeccionada para todos ! Jesus viveu vida perfeita, formou caráter perfeito e isto fez para todo homem!

O homem precisa usar esta veste, precisa fazer o uso das vestes de justiça de Cristo, somente com ela ele irá passar no juízo do Rei e veja que o Rei quer ver a veste doada e não a própria veste do convidado.

Obs: Essas vestes de casamento no contexto judaico eram doadas aos convidados, nas escrituras a Justiça de Cristo é um dom.

E.P

O coração orgulhoso esforça-se por alcançar a salvação; mas tanto o nosso título ao Céu, como nossa adequação para ele, encontram-se na justiça de Cristo. DTN 205.3

4. O que acontece ao usar as vestes de Justiça ?

Zacarias 3

3 Ora, Josué, vestido de roupas sujas, estava de pé diante do anjo.

4 Então ele respondeu e falou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai estas roupas sujas dele. E a ele lhe disse: Eis que fiz a iniquidade passar de ti, e te vestirei com outra vestimenta.

5 E eu disse: Coloquem uma mitra limpa sobre a sua cabeça. Então colocaram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no com trajes; e o anjo do SENHOR estava perto.

Nota: Versículo 4 as roupas sujas são tiradas ou seja há um livramento do pecado. Versículo 5 ele é vestido com trajes. Isto é um experiência de Justificação pela fé.

E.P

Não devemos procurar diminuir nossa culpa escusando o pecado. Cumpre-nos aceitar a divina avaliação do pecado, e essa é deveras pesada. Unicamente o Calvário pode revelar a terrível enormidade do pecado. Caso devêssemos suportar nossa própria culpa, ela nos esmagaria. 

Mas o Inocente tomou-nos o lugar; conquanto não a merecesse, Ele carregou com a nossa iniqüidade. "Se confessarmos os nossos pecados", Deus "é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." 1 João 1:9. Gloriosa verdade! — justo para com Sua lei, e todavia

Justificador de todos quantos acreditam em Jesus. "Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniqüidade, e que Te esqueces da rebelião do restante da Tua herança? O Senhor não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade." Miquéias 7:18. MDC 116.1

EP

O perdão de Deus não é meramente um ato judicial pelo qual Ele nos livra da condenação. É não somente perdão pelo pecado, mas livramento do pecado. É o transbordamento de amor redentor que transforma o coração. Davi tinha a verdadeira concepção do perdão ao orar: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." Salmos 51:10. E noutro lugar ele diz: "Quanto está longe o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." Salmos 103:12. MDC 114.1

5. Na Justificação, a Justiça de Cristo é imputada

Romanos 3

21 Mas agora a justiça de Deus se manifestou sem a lei, tendo o testemunho da lei e dos profetas;

22 a justiça de Deus, que é pela fé em Jesus Cristo para todos, e sobre todos os que creem;

23 porque não há diferença; porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus.

24 Sendo justificados livremente pela sua graça através da redenção que há em Jesus Cristo;

25 a quem Deus estabeleceu para ser uma propiciação através da fé no seu sangue, para declarar a sua justiça pela remissão dos pecados que são passados, na paciência de Deus;

26 para declarar, eu digo, a sua justiça neste tempo, para que ele seja justo e justificador daquele que crê em Jesus.

Nota: A Justiça de Cristo lhe é imputada. Seu reto proceder é atribuído a você, pela fé nEle o Seu caráter perfeito é imputado ao homem. Você é feito legalmente justo diante de Deus, é o seu título ao céu.

E.P

Mas Cristo nos proveu um meio de escape. Viveu na Terra em meio de provas e tentações como as que nos sobrevêm a nós. Viveu uma vida sem pecado. Morreu por nós, e agora Se oferece para nos tirar os pecados e dar-nos Sua justiça. Se vos entregardes a Ele e O aceitardes como vosso Salvador, sereis então, por pecaminosa que tenha sido vossa vida, considerados justos por Sua causa. O caráter de Cristo substituirá o vosso caráter, e sereis aceitos diante de Deus exatamente como se não houvésseis pecado. CC 62.2

6.Também na Justificação [primeira etapa e processo], a justiça é comunicada

João

1 Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.

2 Todo ramo em mim que não dá fruto, ele tira, e todo ramo que carrega fruto, ele limpa, para que possa trazer mais fruto.

3 Ora, vós já estais limpos pela palavra que eu vos tenho falado.

4 Permanecei em mim, e eu em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, a não ser que permaneça na videira, assim também vós não podeis, a não ser que permaneçais em mim.

5 Eu sou a videira, vós sois os ramos; quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6 Se algum homem não permanece em mim, ele é lançado fora como um ramo, e murcha, e homens os recolhem, e os lançam no fogo, e eles são queimados.

7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

8 Nisto é glorificado o meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

Gálatas

22 Mas o fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fé,

23 brandura, temperança; contra essas coisas não há lei.

24 Pois aqueles que são de Cristo já crucificaram a carne com as paixões e concupiscências.

25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também no Espírito.

EP

E ainda mais, Cristo mudará o coração. Nele habitará, pela fé. Pela fé e contínua submissão de vossa vontade a Cristo, deveis manter essa ligação com Ele; e enquanto isso fizerdes, Ele operará em vós o querer e o efetuar, segundo a Sua vontade. Podereis então dizer: "A vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e Se entregou a Si mesmo por mim." Gálatas 2:20. Disse Jesus a Seus discípulos: "Não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós." Mateus 10:20. Assim, atuando Cristo em vós, manifestareis o mesmo espírito e praticareis as mesmas obras — obras de justiça e obediência.

Nada temos, pois, em nós mesmos, de que nos possamos orgulhar. Não temos nenhum motivo para exaltação própria. Nosso único motivo de esperança está na justiça de Cristo a nós imputada, e naquela operada pelo Seu Espírito em nós e através de nós. CC 62.3 - CC 63.1

Obs.: Quando falamos em fé, devemos ter presente uma distinção. Existe uma espécie de crença que é inteiramente diversa da fé. 

A existência e poder de Deus, a veracidade de Sua palavra, são fatos que mesmo Satanás e seus exércitos não podem sinceramente negar. Diz a Bíblia que "também os demônios o crêem e estremecem" (Tiago 2:19); mas isto não é fé. Onde existe não só a crença na Palavra de Deus, mas também uma submissão à Sua vontade; onde o coração se Lhe acha rendido e as afeições nele concentradas, aí existe fé — a fé que opera por amor e purifica a alma. CC 63.2

Outros textos do E.P sobre

Por Sua obediência perfeita tornou possível a todo homem obedecer aos mandamentos de Deus. Ao nos sujeitarmos a Cristo, nosso coração se une ao Seu, nossa vontade imerge em Sua vontade, nosso espírito torna-se um com Seu espírito, nossos pensamentos serão levados cativos a Ele; vivemos Sua vida. 

Isso é o que significa estar trajado com as vestes de Sua justiça. Quando então o Senhor nos contemplar, verá não o vestido de folhas de figueira, não a nudez e deformidade do pecado, mas Suas próprias vestes de justiça que são a obediência perfeita à lei de Jeová. PJ 167.1

E.P

Toda a verdadeira obediência vem do coração. Deste procedia também a de Cristo. E se consentirmos, Ele por tal forma

Se identificará com os nossos pensamentos e ideais, dirigirá nosso coração e espírito em tanta conformidade com o Seu querer, que, obedecendo-Lhe, não estaremos senão seguindo nossos próprios impulsos. 

A vontade, refinada, santificada, encontrará seu mais elevado deleite em fazer o Seu serviço. Quando conhecermos a Deus como nos é dado o privilégio de O conhecer, nossa vida será de contínua obediência. Mediante o apreço do caráter de Cristo, por meio da comunhão com Deus, o pecado se nos tornará aborrecível. DTN 472.5

Nota: Na Justificação você se torna um com Cristo, Ele em você e você nEle, é como a união de fogo com fogo. Quando alguém esta endemoniado, o demônio usa a mente da pessoa, habita nela e anda nela, quando Cristo esta no homem, Ele usa as faculdades mentais dele, habita nele e

anda nele, Cristo em nós (Cl 1:27), Ele habita no coração pela fé (Ef 3:17).

Gálatas 2

20 Estou crucificado com Cristo, não obstante, eu vivo, porém, não eu, mas Cristo vive em mim. E a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, que me amou, e entregou-se a si mesmo por mim.

7.A Justiça de Cristo

Apocalipse 19

7 Alegremo-nos e regozijemo-nos, e demos honra a ele; porque as bodas do Cordeiro chegou, e sua esposa já se preparou.

8 E foi-lhe concedido que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente porque o linho fino é a justiça dos santos.

Jeremias 33

16 Naqueles dias Judá será salvo, e Jerusalém habitará a salvo, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O SENHOR nossa justiça.

Jeremias 23

6 Nos seus dias Judá será salvo e Israel habitará a salvo. E este é seu nome, pelo qual ele será chamado: o Senhor Nossa Justiça.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem