A Justiça de Deus de fé em fé

de fe em fe

Vivendo pela fé - Pacific Press Publishing Company, Oakland, Cal. 1890 E. J Waggoner 

Em Romanos 1:17, o apóstolo Paulo faz a seguinte declaração: “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus de fé em fé; como está escrito: O justo viverá pela fé.” Esta declaração resume o que o apóstolo tem a dizer sobre o evangelho. 

O evangelho é o poder de Deus para a salvação, mas somente “para todo aquele que crê”; nele, a justiça de Deus é revelada. A justiça de Deus é a lei perfeita de Deus (Isaías 51:6, 7; Salmo 119:172), que é apenas a transcrição de sua própria vontade justa (Salmo 40:7, 8). 

Toda injustiça é pecado (1 João 5:17), ou a transgressão da lei (1 João 3:4; Romanos 7:7). O evangelho é o remédio de Deus para o pecado; seu trabalho, portanto, deve ser trazer os homens em harmonia com a lei — fazer com que os princípios da lei justa se manifestem em suas vidas. Mas isso é totalmente uma obra de fé — a justiça de Deus é revelada de “fé em fé” — fé no começo, e fé até o fim — como está escrito: “O justo viverá pela fé.” 

Isso é verdade em todas as épocas desde a queda do homem e continuará a ser verdade até que os santos de Deus tenham seu nome em suas testas e O vejam como Ele é. Foi do profeta Habacuque (2:4) que o apóstolo citou a declaração. 

Se os profetas não a tivessem revelado, os primeiros cristãos não poderiam tê-la conhecido; pois eles tinham apenas o Antigo Testamento. Dizer que, nos tempos mais antigos, os homens tinham apenas uma ideia imperfeita da fé em Cristo é dizer que não havia justos nesses tempos. Mas Paulo vai diretamente ao começo e cita um exemplo de fé salvadora. 

Ele diz: “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim, pelo qual obteve testemunho de que era justo.” Hebreus 11:4. Ele diz também de Noé que foi pela fé que ele construiu a arca para a salvação de sua casa; “pela qual ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que é pela fé.” Hebreus 11:7. 

Dizemos que a fé deles estava em Cristo, porque era uma fé para a salvação, e além do nome de Jesus “não há outro nome debaixo do céu dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12.

Há muitos que tentam viver a vida cristã com base na fé que exerceram quando perceberam sua necessidade de perdão pelos pecados de sua vida passada. 

Eles sabem que somente Deus pode perdoar pecados, e que Ele faz isso através de Cristo; mas imaginam que, uma vez começada a corrida, devem completá-la com suas próprias forças. 

Sabemos que muitos têm essa ideia, primeiro, porque ouvimos alguns dizerem isso, e segundo, porque há uma multidão de cristãos professos que não mostram uma força maior do que a própria. 

Se eles algum dia têm algo a dizer em reunião social, além da fórmula sempre recorrente: “Eu quero ser cristão para ser salvo,” eles falam apenas de uma experiência passada, da alegria que tiveram quando primeiro creram. Da alegria de viver para Deus e de andar com Ele pela fé, eles não sabem nada, e quem fala disso fala uma língua estranha para eles. Mas o apóstolo leva esta questão da fé até o glorioso reino, na seguinte ilustração muito convincente:

“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi encontrado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação obteve testemunho de que agradava a Deus. Mas sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam diligentemente.” Hebreus 11:5, 6.

Note o argumento para provar que Enoque foi trasladado pela fé: Enoque foi trasladado porque andou com Deus e teve o testemunho de que agradava a Deus; mas sem fé é impossível agradar a Deus. Isso é suficiente para provar o ponto. 

Sem fé, nenhum ato pode ser realizado que atenda à aprovação de Deus. Sem fé, as melhores ações que um homem pode fazer ficam infinitamente aquém da perfeita justiça de Deus, que é o único padrão. Onde quer que a fé real seja encontrada, é algo bom; mas a melhor fé em Deus para tirar o peso dos pecados do passado não aproveitará a pessoa em nada, a menos que seja carregada até o fim com cada vez mais medida até o fechamento de sua provação. 

Uma causa de fracasso 

Muitas pessoas já contaram como acharam difícil fazer o que é certo; sua vida cristã era extremamente insatisfatória para elas, marcada apenas por falhas, e foram tentadas a desistir, desencorajadas. 

Não é de se admirar que elas fiquem desanimadas; a falha contínua é suficiente para desanimar qualquer um. O mais valente dos soldados se tornaria desalentado se tivesse sido derrotado em cada batalha. 

Às vezes, essas pessoas lamentam que perderam quase toda a confiança em si mesmas. Pobres almas, se ao menos perdessem a confiança em si mesmas totalmente e colocassem toda a sua confiança naquele que é poderoso para salvar, teriam uma história diferente para contar. 

Elas então “se alegrariam em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.” Diz o apóstolo: “Regozijai-vos no Senhor sempre; outra vez digo, regozijai-vos.” Filipenses 4:4. O homem que não se alegra em Deus, mesmo sendo tentado e afligido, não está lutando o bom combate da fé. Ele está lutando o pobre combate da autoconfiança e da derrota.

Todas as promessas de felicidade final são para o vencedor. “Ao que vencer,” diz Jesus, “lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assente com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:21. “O que vencer herdará todas as coisas,” diz o Senhor. Apocalipse 21:7. Um vencedor é aquele que ganha vitórias. 

Herdar não é vencer; isso é apenas a recompensa por vencer. A vitória é agora; as vitórias a serem conquistadas são vitórias sobre as concupiscências da carne, as concupiscências dos olhos e a soberba da vida — vitórias sobre o eu e as indulgências egoístas. 

O homem que luta e vê o inimigo recuar pode se alegrar; ninguém pode impedi-lo de se alegrar, pois a alegria vem espontaneamente como resultado de ver o inimigo recuar. Algumas pessoas encaram com receio a ideia de ter que travar uma guerra contínua com o eu e os desejos mundanos. Isso acontece porque ainda não conhecem a alegria da vitória; elas experimentaram apenas a derrota. 

Mas não é tão sombrio lutar constantemente, quando há vitória contínua. O velho veterano de cem batalhas, que foi vitorioso em cada luta, anseia estar no campo de batalha. Os soldados de Alexandre, que sob seu comando nunca conheceram derrota, estavam sempre impacientes para serem levados para a luta. Cada vitória aumentava sua força, que nascia apenas da coragem, e diminuía a força do inimigo vencido. Agora, como podemos alcançar vitórias contínuas em nossa guerra espiritual? Ouça os amados discípulos:

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1 João 5:4.

Leia novamente as palavras do apóstolo Paulo:

“Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20.

Aqui está o segredo da força. É Cristo, o Filho de Deus, aquele a quem toda a autoridade no Céu e na terra foi dada, que faz o trabalho. Se Ele vive no coração para fazer o trabalho, é vanglória dizer que vitórias contínuas podem ser alcançadas? 

Sim, é vanglória; mas é vanglória no Senhor, e isso é permitido. Diz o salmista: “Minha alma se gloriará no Senhor;” e Paulo diz: “Mas Deus me livre de gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo.” Gálatas 6:14.

Os soldados de Alexandre eram considerados invencíveis. Por quê? Era porque eram naturalmente mais fortes e corajosos do que todos os seus inimigos? Não; mas porque eram liderados por Alexandre. Sua força estava na sua liderança. Sob outro líder, muitas vezes teriam sido derrotados. 

Quando o exército da União estava fugindo, apavorado, diante do inimigo em Winchester, a presença de Sheridan transformou sua derrota em vitória. Sem ele, os homens eram uma multidão tremendo; com ele à frente, eram um exército invencível. Se você tivesse ouvido os comentários após a batalha, dos soldados que serviram sob esses e similares líderes, teria ouvido os louvores a seus generais misturados com toda a sua alegria. Eles eram fortes porque ele era; eram inspirados pelo mesmo espírito que ele tinha.

Nosso Líder Poderoso

Bem, nosso Capitão é o Senhor dos exércitos. Ele enfrentou o maior inimigo de todos e o derrotou sozinho. Aqueles que o seguem invariavelmente vão conquistando e a conquistar. Oh, que aqueles que professam ser seus seguidores colocassem sua confiança nele, e então, pelas vitórias repetidas que obteriam, eles mostrariam os louvores daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

João diz que todo o que é nascido de Deus vence o mundo, por meio da fé. A fé agarra o braço de Deus, e seu poder infinito faz o trabalho. Como o poder de Deus pode agir em um homem, realizando aquilo que ele não poderia fazer por si mesmo, ninguém pode dizer. 

Seria tão fácil explicar como Deus pode dar vida aos mortos. Diz Jesus: “O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” João 3:8. 

Como o Espírito age em um homem para subjugar suas paixões e fazê-lo vitorioso sobre o orgulho, a inveja e o egoísmo, é conhecido somente pelo Espírito; para nós é suficiente saber que isso é feito e será feito em todos que desejam que esse trabalho seja realizado neles, acima de todas as coisas, e que confiam em Deus para sua realização.

Não podemos dizer como Pedro foi capacitado a andar sobre as águas, quando as ondas se agitavam ao seu redor; mas sabemos que, por ordem do Senhor, ele o fez. 

Enquanto mantinha seu olhar fixo no Mestre, o poder divino o capacitou a andar tão facilmente como se houvesse uma rocha sólida abaixo dele; mas quando ele olhou para as ondas, possivelmente com um sentimento de orgulho pelo que estava fazendo, como se ele mesmo estivesse realizando isso, o medo tomou naturalmente conta dele e ele começou a afundar. 

A fé o capacitou a andar sobre as ondas; o medo fez com que ele afundasse. Diz o apóstolo: “Pela fé caíram os muros de Jericó depois de serem rodeados durante sete dias.” Hebreus 11:30. Por que isso foi escrito? Para nosso aprendizado, “para que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” Romanos 15:4. 

Ora, há alguma perspectiva de que seremos chamados a lutar contra exércitos armados e tomar cidades fortificadas? Não; “porque a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados, contra potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestiais” (Efésios 6:12); mas as vitórias que foram conquistadas pela fé em Deus sobre inimigos visíveis na carne são registradas para nos mostrar o que a fé pode realizar em nosso conflito com os dominadores das trevas deste mundo. 

A graça de Deus, em resposta à fé, é tão poderosa nessas batalhas quanto nas outras; pois diz o apóstolo: 

“Pois, embora andemos na carne, não militamos segundo a carne; (porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruição das fortalezas;) destruindo raciocínios e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” 2 Coríntios 10:3-5.

Não foram apenas inimigos físicos que a fé permitiu que os antigos heróis vencessem. Lemos sobre eles que não só “subjugaram reinos,” mas também “praticaram a justiça, obtiveram promessas” e, o mais maravilhoso e encorajador de tudo, “da fraqueza foram feitos fortes.” Hebreus 11:33, 34. 

Sua própria fraqueza se tornou força para eles através da fé, porque a força de Cristo é aperfeiçoada na fraqueza. Quem, então, poderá acusar os eleitos de Deus? Visto que é Deus quem justifica, e nós somos sua criação, criada em Cristo Jesus para boas obras. 

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” “Não, em todas estas coisas somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou.” Romanos 8:35, 37.

Há uma expressão no texto que aparece no início deste tratado: “Porque nele [no evangelho] a justiça de Deus é revelada de fé em fé.” Essa frase tem gerado muita discussão entre teólogos, e poucos concordam sobre o seu significado. 

O fato de haver desacordo entre os estudiosos não deve nos desanimar, pois sabemos que as coisas escondidas dos sábios são reveladas aos simples. Se aceitarmos o significado claro das Escrituras, conforme explicado pelas próprias Escrituras, não precisaremos ficar confusos.

Um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas têm dificuldade em entender o livro de Romanos, e outras partes da Bíblia, é a falta de atenção aos princípios básicos e às definições bíblicas. 

Muitas vezes, as pessoas tentam definir termos com base em sua formação teológica e encontram dificuldades para fazer as definições se ajustarem. Além disso, quando aceitam uma definição bíblica, às vezes mudam seu significado na próxima vez que encontram o termo. Isso leva à confusão.

A dificuldade em entender este texto vem da falta de adesão à definição bíblica do termo “justiça de Deus.” Já vimos que essa expressão indica o caráter de Deus, e que esse caráter é expresso nos dez mandamentos. Eles resumem o dever total do homem, que é ser como Deus. 

A lei, sendo transgredida, não pode ser perfeitamente representada na vida de uma pessoa, e por isso o evangelho foi dado para que o homem possa encontrar a justiça perfeita da lei em Cristo. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, porque revela a justiça de Deus. Não apenas a lei— a justiça de Deus— é pregada e exaltada pelo evangelho, mas também os frutos dessa justiça são manifestados na vida do crente.

Alguns podem dizer que “justiça de Deus” neste texto significa “justificação.” Isso está certo, se não limitarmos o significado apenas ao momento da justificação das transgressões passadas. É a aplicação da lei em Cristo à vida do transgressor que o justifica. 

Por meio da redenção em Cristo Jesus, Deus, por sua graça, considera a vida passada do pecador que crê como se estivesse totalmente em conformidade com sua lei. Romanos 3:25. Isso é justificação. É a revelação, ou manifestação, da justiça de Deus através do evangelho. Romanos 3:21, 22. 

Mas o texto diz que isso é revelado “de fé em fé,” o que significa um trabalho progressivo de justiça. O versículo ensina que a justiça de Deus é revelada de um grau de fé para um grau mais alto de fé, e, portanto, a justiça deve sempre aumentar. Isso é apoiado pela citação que o apóstolo faz para provar sua afirmação. Deve ser que a justiça de Deus é revelada de fé em fé, ele argumenta, porque está escrito: “O justo viverá pela fé.

Crescimento na Fé 

A força disso está no fato de que a vida cristã, que é o resultado da fé, é progressiva. A vida cristã é um crescimento contínuo. Pedro diz: “Vós, pois, amados, sabendo estas coisas de antemão, guardai-vos para que não, arrastados pelo erro dos iníquos, caiáis da vossa própria firmeza. 

Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” 2 Pedro 3:17, 18. A única maneira de evitar cair do que já temos é crescer. Davi diz do homem justo que “ele será como uma árvore plantada junto a ribeiros de águas.” Salmo 1:3. Isso significa crescimento contínuo..

Lemos sobre o caminho do justo que “será como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18. Mas “o justo viverá pela fé”; portanto, deve ser que a fé deles aumenta.

Além disso, Paulo diz aos coríntios: “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e o pão para o alimento, também multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.” 2 Coríntios 9:10.

Aos tessalonicenses, ele escreveu: “E o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros, e para com todos, assim como também nós para convosco.” 1 Tessalonicenses 3:12. E novamente disse: “Mas exortamos-vos, irmãos, que abundéis mais e mais.” 1 Tessalonicenses 4:10. Mas a fé opera pelo amor; ou seja, o amor é o fruto da verdadeira fé; portanto, o aumento do amor deve ser o resultado do aumento da fé.

Aos hebreus, o apóstolo escreveu: “Por isso, deixando os princípios elementares da doutrina de Cristo, avancemos para a perfeição.” Hebreus 6:1. E na epístola aos filipenses, Paulo disse: “Não que já a tenha alcançado, ou que já seja perfeito; mas prossigo para conquistar aquilo para o qual também fui conquistado por Cristo Jesus. 

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:12-14. 

Aqui está expresso um contínuo esforço para alcançar um nível mais alto. O chamado de Deus em Cristo Jesus é um chamado para uma vida santa ou justa, pois lemos: “Mas, assim como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” 1 Pedro 1:15, 16, versão revisada.  

Essa justiça à qual somos chamados e para a qual devemos constantemente nos esforçar é obtida somente pela fé, como Paulo expressa seu desejo de ser encontrado em Cristo, não tendo a sua própria justiça, mas aquela que é pela fé de Cristo, a justiça que é de Deus pela fé. Filipenses 3:9. Portanto, visto que a justiça vem somente pela fé, e deve aumentar, segue-se que a fé também deve aumentar. Assim, não foi uma oração vã a que os discípulos fizeram quando disseram: “Senhor, aumenta a nossa fé.” Lucas 17:5.

Que a fé é suscetível de crescimento é claramente declarado nas Escrituras. Paulo esperava que, quando a fé dos irmãos de Corinto fosse aumentada, ele fosse ajudado por eles a pregar o evangelho nas regiões além delas. 2 Coríntios 10:15, 16. 

Aos tessalonicenses ele escreveu que orava intensamente noite e dia para vê-los e aperfeiçoar o que estava faltando em sua fé. 1 Tessalonicenses 3:10. E ainda mais tarde ele escreveu: “Devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, como é justo, porque a vossa fé cresce sobremaneira, e o amor de cada um de vós para com os outros abunda.” 2 Tessalonicenses 1:3.

Este último texto contém toda a argumentação que fizemos. A fé deles cresceu, e, como consequência, o amor deles abundou. O amor, ou caridade, é o cumprimento da lei. Romanos 13:10; 1 João 5:3. 

É a manifestação da justiça de Deus e é um resultado da verdadeira fé, pois a fé opera pelo amor, e a única justiça que será aceita quando o Senhor vier é aquela que é pela fé de Cristo, “a justiça que é de Deus pela fé.” Sendo assim o ensino das Escrituras, não há razão para que não entendamos Romanos 1:17 exatamente como está escrito: A justiça de Deus é revelada, ou manifestada, de fé em fé.

Alguns exemplos notáveis registrados nas Escrituras ilustram isso. O apóstolo relata que “pela fé a meretriz Raabe não pereceu com os que desobedeceram, tendo recebido os espias em paz.” Hebreus 11:31. Este caso tem sido motivo de dificuldade para alguns que não refletiram cuidadosamente sobre ele. 

É bem conhecido que Raabe mentiu para os homens enviados pelo rei de Jericó para prender os espias (veja Josué 2:2-6), e alguns imaginam que ao salvá-la Deus estaria premiando a mentira e que é certo mentir às vezes. Nada disso é verdade. Raabe foi salva não por causa de sua mentira, mas por causa de sua fé. 

Ela, como todos os habitantes de Jericó, tinha ouvido falar como o Senhor secou as águas do Mar Vermelho e como Ele havia guiado os israelitas; mas ela foi a única, entre todos os habitantes de Jericó, que acreditou que a mão do Senhor estava naquilo e que Ele havia dado a terra de Canaã aos israelitas. 

Ela tinha uma fé simples, mas era totalmente ignorante da lei de Deus. No código moral dos pagãos, a mentira era considerada uma virtude, e ela não sabia nada melhor. Mas sua fé tornou possível para ela ser salva e a trouxe para um lugar onde ela poderia aprender a justiça. Como consequência natural, sua fé em Deus aumentaria à medida que ela aprendesse mais sobre Ele. No caso dela, temos um exemplo claro da revelação da justiça de Deus de fé em fé.

O mesmo se aplica a Cornélio. Ele temia a Deus com toda a sua casa, dava muitas esmolas e “orava a Deus sempre.” Como resultado, um anjo foi enviado a ele, direcionando-o a chamar Pedro, que lhe diria o que deveria fazer.

A soma de tudo é que é a fé que aproxima Deus de nós. Se primeiro acreditamos que Ele existe, Ele se revelará a nós mais plenamente. Se regozijamos nessa luz e caminhamos nela, nossa fé será aumentada, e isso trará mais luz. Assim como com Raabe, também com todos. 

Deus não nos concede uma bênção porque somos justos, mas para que possamos nos tornar justos. Quando nossa fé nos leva a Cristo, é para que possamos aprender dele. À nossa fé, acrescentamos virtude e conhecimento. 

Mas como a fé vem pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus, segue-se que quanto mais conhecemos—aceitamos —da palavra de Deus, maior será nossa fé. E assim, aumentando diariamente em fé, os justos avançam de força em força, até que o amanhecer do dia perfeito os introduza na presença imediata de Deus.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem