“Quando Abraão e Sara se livraram de todo o esquema de descrença que tinha produzido Ismael, e se mantiveram somente na fé, -dependência somente da palavra de Deus, - nasceu Isaac, o verdadeiro filho da promessa.
Ao ouvir a voz de Sarai (Gn 16,1), Abrão desviou-se da linha da estrita integridade à palavra de Deus, do rigor da verdadeira fé; e agora que voltou apenas à palavra, à verdadeira fé, ele deve ser testado antes que se possa dizer dele que sua fé foi contada para a justiça.
Ele confiou na palavra pura de Deus como contra Ismael, e obteve Isaac, o verdadeiro filho da promessa de Deus. E agora, tendo obtido Isaac, a questão deve ser determinada se ele confiaria na palavra pura de Deus como contra o próprio Isaac.
Assim, Deus disse a Abraão: "Toma agora teu filho, teu único filho Isaque, a quem tu amas, e entra na terra de Moria; e oferece-o ali para um holocausto sobre uma das montanhas de que eu te falarei".
Abraão havia recebido Isaac de Deus, confiando apenas na palavra de Deus. Só Isaque era a semente prometida pela palavra do Senhor. Após Isaque ter nascido, Deus confirmou a palavra declarando: "Em Isaque será chamada a tua semente". Gn 21:12. E agora veio a palavra de Deus: "Toma teu filho, teu único filho Isaque, e oferece-o em holocausto".
Deus tinha declarado a Abraão: Tua semente será como as estrelas do céu para a multidão; "Em Tua semente serão abençoadas todas as nações da terra;" "Em Isaque será chamada Tua semente;" e agora, Ofereça Isaque para um holocausto!
Mas, se Isaac é oferecido para uma oferta queimada, se Isaac é queimado, o que será da promessa da bênção de todas as nações nele? O que será da promessa, Tua semente será como as estrelas do céu inumeráveis? No entanto, a palavra permaneceu: Ofereça Isaac para uma oferta queimada. Abraão confiou apenas na palavra de Deus, como contra Ismael, mas isto é mais do que confiar na palavra de Deus como contra Isaac - é confiar na palavra de Deus como contra a palavra de Deus!
E Abraão o fez, esperando contra a esperança. Deus tinha dito: Tua semente será como as estrelas do céu; Em Isaque será chamada tua semente; Oferece Isaque para um holocausto. Abraão não insistiu para que Deus "harmonizasse estas passagens".
Era tudo suficiente para ele saber que as declarações eram todas a palavra de Deus.
Sabendo disso, ele confiaria naquela palavra, seguiria aquela palavra, e deixaria o Senhor "harmonizar estas passagens", ou "explicar estes textos", se algo assim fosse necessário.
Disse Abraão: Deus disse: "Ofereça Isaac para uma oferta queimada. Isso eu vou fazer. Deus disse: "Em Isaque será chamada tua semente"; e, Tua semente será como as estrelas do céu para a multidão. Interferi uma vez na promessa, e a impedi até repudiar tudo o que havia feito, e voltei apenas à palavra. Então, por milagre, Deus me deu Isaac, a semente prometida.
Agora Ele diz: Ofereça Isaac, a semente prometida, por uma oferta queimada. Eu o farei: por um milagre que Deus lhe deu no início; e por um milagre que Deus pode restaurá-lo. No entanto, quando eu o tiver oferecido por uma oferta queimada, ele estará morto; e o único milagre que pode então restaurá-lo é um milagre que o trará de volta dos mortos.
Mas Deus é capaz de fazer até isso, e Ele o fará; pois sua palavra é dita, Tua semente será como as estrelas do céu para a multidão, e, Em Isaque será chamada Tua semente. E até mesmo a ressurreição de Isaque dos mortos não será para Deus mais do que Ele já fez; pois, quanto à descendência, tanto o meu corpo como o de Sara eram amortecidos, e mesmo assim Deus ressuscitou Isaque de nós. Ele pode ressuscitar Isaac dos mortos,e Ele o fará.
Abençoado seja o Senhor!
Foi resolvido. Ele se levantou, levou seus servos e Isaac, e foi três dias de viagem "até o lugar de que Deus lhe dissera". E quando no terceiro dia ele "viu o lugar de longe", "Abraão disse a seus jovens: Permanecei aqui com o jumento; e eu e o rapaz iremos lá e adoraremos, e voltaremos a vós". Gen. 22:5. Quem irá?" "Eu e o moço iremos". E quem voltará... "Eu e o moço iremos... e voltaremos a vós". Abraão esperava que Isaac voltasse com ele tão certamente quanto ele foi com ele.
Abraão esperava oferecer Isaac para uma oferta queimada, e esperava então ver Isaac levantar-se das cinzas e voltar com ele. Pois a palavra de Deus tinha saído, Em Isaque será chamada a tua semente, e, a tua semente será como as estrelas do céu para a multidão. E Abraão confiaria apenas nessa palavra que ela nunca poderia falhar. Heb. 11:17-19.
ISTO É FÉ. E assim "se cumpriu a Escritura que diz: Abraão acreditou em Deus, e lhe foi imputada como justiça". Tiago 2:23. Mas ainda acima disto, "não foi escrito somente por causa dele, que lhe foi imputado; mas também por nós, a quem será imputado; se cremos naquele que ressuscitou Jesus nosso Senhor dentre os mortos; que foi entregue por nossas ofensas, e que foi ressuscitado por nossa justificação". Rm 4,23-25.
Confiar somente na palavra de Deus; depender somente da palavra de Deus; e depender da palavra de Deus, mesmo contra a palavra de Deus - isto é FÉ: esta é a fé que traz a justiça de Deus.
Isto é o que é exercer a fé. Isto é "o que a Escritura significa quando nos exorta à necessidade de exercer a fé". E "compreender como exercer a fé", esta é a ciência do evangelho. E a ciência do evangelho é a ciência das ciências.
A. T. Jones.
The Advent Review and Sabbath Herald, Vol. 76, No. 5, 31 de janeiro de 1899, p.