Estudo 30 - Como Deus transforma Mal em Bem

estudo 30 como Deus transforma mal em bem

Como Deus transforma Mal em Bem

Estudo 30

Texto: Gn. 50:20

'Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.' (GN 50:20)

Estas foram as palavras de José para seus irmãos quando eles foram lhe pedir desculpas pelo que haviam feito com ele dezenas de anos antes.

José foi traído, humilhado e vendido como escravo e teve seu paradeiro ocultado do pai, de forma que esse o teve por morto durante muito tempo.

Sua situação foi bastante desesperadora por que ele havia sido educado de forma especial, e devido a isso não tinha nenhuma experiência nas dificuldades da vida, quando de repente se encontrou num país diferente e numa condição diametralmente oposta a que possuía na sua casa, e tudo isso causado pelos seus próprios irmãos. 

Você consegue imaginar como ele se sentiu? Um turbilhão de pensamentos negativos o atingiram em cheio como acontece conosco também.

Porém, um diferencial ocorreu:

'...seus pensamentos volveram para o Deus de seu pai. Na meninice fora ensinado a amá-Lo e temê-Lo. Muitas vezes na tenda do pai, ouvira a história da visão que Jacó tivera quando se retirava de seu lar, como exilado e fugitivo. Contaram-lhe a respeito das promessas do Senhor a Jacó, e como tinham elas se cumprido - como, na hora de necessidade, os anjos de Deus tinham vindo instruí-lo, consolá-lo e protegê-lo. E aprendera acerca do amor de Deus, provendo um Redentor aos homens. Todas estas lições preciosas vinham agora vividamente diante dele. José acreditava que o Deus de seus pais seria o seu Deus. Ali mesmo se entregou então completamente ao Senhor, e orou para que o Guarda de Israel estivesse com ele na terra do exílio'. (Patriarcas e Profetas - Pag. 214)

Uma atitude correta muda tudo!

Humanamente falando ele estava perdido e liquidado, mas POR MEIO DA FÉ tudo mudou. Ele confiou que Deus o ajudaria e essa confiança o susteve. A nossa confiança nos sustenta.

Deus sempre ajuda quem nele confia, e até quem nele não confia. Mas a nossa vida muda quando realmente confiamos nele, seja em que situação for.

O resultado encontra-se no título desse artigo: Deus transforma mal em bem!

A história de José nos apresenta a fórmula pela qual Deus consegue transformar mal em bem!

A fórmula é muito simples: confie nele, e no final o mal se torne bem.

QUANDO É QUE UM MAU PODE SER BOM?

Analisando essa citação podemos entender:

'...na providência de Deus, mesmo esta experiência seria uma bênção para ele. Aprendeu em poucas horas o que de outra maneira anos não lhe poderiam ter ensinado. Seu pai, () fizera-lhe mal com sua parcialidade e indulgência. Os efeitos dessa preferência eram manifestos em seu caráter. Esses defeitos agora deveriam ser corrigidos. Ele se estava tornando cheio de si e exigente. Acostumado à ternura dos cuidados de seu pai, viu que não se achava preparado para competir com as dificuldades que diante dele estavam. (PP 214)

Aqui é dito que o que a principio parecia ruim na verdade fez bem a José, e o bem que seu Pai lhe fazia foi um mau que precisou ser corrigido.

O CICLO DA SOCIEDADE

HOMENS FRACOS FAZEM TEMPOS DIFÍCEIS;

TEMPOS DIFÍCEIS FAZEM HOMENS FORTES;

HOMENS FORTES FAZEM TEMPOS FÁCEIS;

TEMPOS FÁCEIS FAZEM HOMENS FRACOS.

O QUE É BENÇÃO, O QUE É PROVA?

Na vida de José sua prova foi parte importante da sua benção, esse princípio pode ser real também na nossa vida.

2 ASPECTOS

VIDA MATERIAL RUIM E VIDA ESPIRITUAL RUIM É = PROVA

VIDA MATERIAL BOA COM VIDA ESPIRITUAL RUIM É = PROVA

VIDA MATERIAL BOA E VIDA ESPIRITUAL BOA É = BENÇÃO

E VIDA MATERIAL RUIM COM VIDA ESPIRITUAL BOA É = BENÇÃO 

Na perspectiva humana benção é quando estamos bem financeiramente, na saúde e nos relacionamentos basicamente.

Já na perspectiva bíblica, benção real é estar bem espiritualmente, quer isso se reflita no material quer não.

EXEMPLOS

Geazi foi um tipo de personagem bíblico representativo das pessoas que estão mal nos 2 aspectos, material e espiritual.

Em decorrência de sua ambição egoísta ele cobiçou a riqueza de Naamã e acabou perdendo seu ministério como aliado de Eliseu. Foi um prejuízo espiritual que comprometeu seu material e de toda sua família. (Ver 2 Re 5:27)

Salomão é o exemplo de alguém bem no material e ruim no espiritual. A sua história relatada na Bíblia nos diz de como ele era rico, mas isso não significou prosperidade espiritual. 

Por sua apostasia ele figura na história como alguém a não ser imitado, apesar do mundo engradecer sua riqueza, diante de Deus isso não teve peso algum para lhe garantir a verdadeira benção.

Abraão foi o tipo de um homem abençoado no material e no espiritual, onde seus bens terrenos não comprometeram sua fé.

E por último, Elias foi aquele que representa os que não são tão prósperos materialmente falando, mas são muito ricos para com Deus.

Esse perfil de pessoa o mundo não valoriza, mas são os que mais trazem alegria ao céu, por que sua fé é seu troféu.

Por sua entrega espiritual Elias recebeu o que riqueza nenhuma dessa terra pode dá, ele foi direto para o céu sem ver a morte! 

Podemos dizer sem sombra de dúvidas que hoje ele está melhor até do que Abraão. 

Então quando é que o mal se torna bem na minha vida e na vida de qualquer pessoa?

Resposta: Quando eu o encaro da mesma forma que José encarou. Confiando que Deus está ao nosso lado mesmo as piores dificuldades são bênçãos.

LIÇÃO 1

Deus transforma o mau em bem quando eu confio nele. O mau me torna pior quando eu não aprendo com ele e fujo de Deus.

LIÇÃO 2

Deus não costuma mudar situações, ele muda as pessoas. Quando a pessoa muda, a situação muda!

‘Foi bom para mim ter sido afligido, para que aprendesse os teus decretos.’ (Sl 119:71)

‘Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito’. (Rm 8:28)

Não importa de onde você veio nem o que fizeram com você, o que importa é para onde você está indo e o que Deus fará! 

SLIDES

Baixe a apresentação desse tema maravilhoso 'Como Deus Transforma Mal em Bem:

- Download


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem