Estudando as “Bem-aventuranças”

as bem aventuranças

Verdade Presente, 22 de março de 1900 E.J Waggoner 

1- “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”; Mateus 5:3 

Estas são as pessoas que têm uma baixa autoestima e geralmente são desprezadas pelos autoconfiantes. Elas não têm nada do que se orgulhar e são conscientes disso; por isso, dependem totalmente do Senhor. O reino dos céus pertence a elas. É delas e faz parte delas agora. Quando Jesus começou a pregar, Ele disse: 

“O reino dos céus está próximo”. Mateus 4:17 Mais tarde Ele disse: “O reino de Deus está dentro de você”. Lucas 17:21 

Toda a alegria do reino dos céus pertence neste momento àqueles que são pobres e desprezados, e até mesmo oprimidos. É uma pena que tantos deles não acreditem e, portanto, não experimentem isso! 

2-“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”; Mateus 5:4 

Não há aqui nenhuma limitação dos enlutados. Cristo não diz que uma certa classe de enlutados é abençoada, mas inclui todos. Ele é ungido com o Espírito Santo, 

“...Para confortar todos os que choram”. Isaías 61:2 

Não importa se choram pelo pecado ou pela doença e morte; por conta própria; ou para outros; a bênção se aplica àqueles que choram. Se as pessoas acreditassem nisso, elas seriam encontradas dizendo: 

“Você transformou meu luto em dança para mim; Você tirou meu saco e me cingiu de alegria”. 

Salmos 30:11 

...”eles serão consolados”; Mateus 5:4 

Que ninguém tente privar a si mesmo ou aos outros do conforto desta promessa, dizendo que o conforto é futuro. Ouça as palavras de inspiração: 

“Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de todo conforto; Quem nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão em qualquer dificuldade, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus”. 2 Coríntios 1:3-4 

O Espírito Santo, a Presença permanente de Cristo, é o Consolador. Ele não nos abandona, mas permanece conosco para sempre; portanto, o conforto do Evangelho é nosso continuamente nesta vida presente. Mas mesmo que o conforto mencionado fosse admitido como futuro, não se pode negar que o 

Senhor diz que os que choram são felizes. “Felizes os que choram”. Nenhum luto ou causa de luto pode ser tão grande que aquele que conhece o Senhor não possa encontrar alegria nele. “Nós também nos gloriamos nas tribulações”. Romanos 5:3 “Sinto prazer nas enfermidades, nas censuras, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo; pois quando estou fraco, então sou forte”. 2 Coríntios 12:10 

Qual deve ser a alegria do céu, quando a presença de Deus é tão gloriosamente grande e reconfortante que pode fabricar alegria a partir da tristeza? 

3-“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”; Mateus 5:5 

Eles não têm muito da terra atualmente. Se um homem deseja possuir muitos dos bens deste mundo, ele deve exercer as suas próprias reivindicações contra aqueles que procuram enriquecer às suas custas. Esta não é a característica da mansidão. O lema deste mundo é, 

"Cada um por si." 

E os mansos estão amontoados contra a parede. No entanto, a terra é a herança dos mansos. A mansidão era a principal característica de Cristo, o Profeta semelhante a Moisés, e Ele não tinha onde reclinar a cabeça. 

Onde então entra a bênção do texto? Ah, é “o mundo vindouro” que é dado aos mansos. É “o primeiro domínio” (Miquéias 4:8), a terra renovada, que no princípio era propriedade do homem. Mas o homem era então um rei. Exatamente, e os mansos, mesmo sendo desprezados pelos “grandes” deste mundo, são todos reis. 

Mansidão não significa maldade ou covardia. Imagine o primeiro homem em sua majestade, semelhante a Deus, inocente e puro, governando toda a criação. Ou Cristo diante de Pilatos e da multidão enfurecida, permanecendo calmamente diante dos endemoninhados furiosos ou acalmando a tempestade. Assim você terá a perfeição da mansidão. 

“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade”. Provérbio 16:32 

4-“ Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”; Mateus” 5:6 

É uma bênção ter fome e sede. Muito poucos entendem o verdadeiro significado disso. Milhares conhecem a sensação física de fome e sede, mas se ao menos compreendessem que a fome do corpo é apenas o clamor dos nervos e músculos enfraquecidos pelo que somente a presença imediata de Deus pode suprir, experimentariam a felicidade dessa fome. 

Pelo alimento que podemos ver, Deus nos ensina nossa absoluta dependência Dele. Vemos a comida que comemos, mas não podemos ver a vida que ela contém, aquilo que é a sua realidade e que por si só a torna valiosa para nós. 

Deus possui uma vida infinitamente maior do que aquela encontrada na comida e na bebida que Ele nos provê. Ao reconhecê-Lo através desses dons, estaremos preparados para receber os inúmeros dons que Seu Espírito concede. Assim, até mesmo nossa alimentação e consumo se tornarão meios de manifestar a justiça de Deus. O visível nos ensinará o invisível. 

A promessa para aqueles que têm fome e sede de justiça é que serão saciados com aquilo de que têm fome e sede, ou seja, a justiça. Eles serão preenchidos quando têm fome, é claro. 

Portanto, se compreendermos o fato de que o chamado de nossos corpos por comida é apenas o desejo do sistema pela vida de Deus, para suprir sua falta, e que a vida que Ele dá como alimento que satisfaz o corpo é a mesma vida que nos purifica de todo pecado, e que fará por nós... 

...“muito mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” Efésios 3:20. 

- se apenas aceitarmos tudo o que foi concebido para ser para nós, seremos… 

...“cheio dos frutos da justiça, que são por Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus”. Filipenses 1:11 

5-“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”; Mateus 5:7 

Se considerarmos que o oposto é verdadeiro, isso se tornará ainda mais claro para nós. Não há arbitrariedade no fato de que os misericordiosos recebem misericórdia, enquanto os implacáveis não a recebem. Deus concede a cada pessoa exatamente o que ela deseja e ama. 

Se um homem demonstra misericórdia, isso indica que ele ama a misericórdia, e tal pessoa obterá misericórdia. Mas se um homem é impiedoso, mesmo que seja para com a menor criatura, ele mostra que não ama a misericórdia; e não importa o quanto ele clame por misericórdia, suas ações desmentem suas palavras, e a misericórdia que ele rejeitou não chega até ele. 

Assim como o reino de Deus está dentro de nós, todas as alegrias do céu devem brotar de dentro. Quem aceita o dom de Cristo não pode deixar de receber com Ele todas as coisas boas. 

6-“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”; Mateus 5:8 

Eles verão a Deus, porque seus olhos estão abertos para vê-Lo. O poder eterno e a Divindade de Deus, “aquilo que pode ser conhecido por Deus”, podem ser vistos claramente em tudo o que Ele fez; mas: 

“Deus é Espírito e”... João 4:24 

“...coisas espirituais”…1 Coríntios 2:13 

“...são discernidos espiritualmente”. 1 Coríntios 2:14 

Não só no estado futuro, quando a maldição for removida, será que: “Eles verão Sua face; e o seu nome estará nas suas testas”; Apocalipse 22:4 – mas aqueles que conhecem o som alegre são agora abençoados: 

“Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre: eles caminharão, ó Senhor, à luz do teu semblante. Em teu nome se alegrarão o dia todo; e em tua justiça serão exaltados”. Salmos 

89:15-16 Todos os dias há visões para aqueles cujos corações são purificados pelo sangue do Cordeiro, que estão tão escondidas dos olhos dos céticos quanto as cores do arco-íris estão para o cego. O Espírito de Deus dá visão aos cegos, capacitando-os para… ...“ver o Justo”... Atos 22:14 

7- Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Mateus  5:9

Isso é natural, pois Deus é: “O próprio Deus da paz”. 1 Tessalonicenses 5:23. Não há melhor maneira de fazer a paz do que carregá-la no coração e na vida. 

“Pois Ele (Jesus) é a nossa paz”. Efésios 2:14 

Ele nos dá a Sua vida, reconciliando-nos com Deus. Os pacificadores mais bem-sucedidos não são os que se envolvem em conflitos alheios, mas os que têm a paz de Deus governando em seus corações. 

“E que a paz de Deus reine em vossos corações, para a qual também sois chamados em um só corpo; e seja grato”. Colossenses 3:15 

“Oh, se você tivesse dado ouvidos aos meus mandamentos! então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar”. Isaías 48:18 

"Não há paz, diz o Senhor, para os ímpios”. Isaías 48:22 

– mas apenas para aqueles que ouvem Seus mandamentos. 

Portanto, a única maneira pela qual podemos ter a paz é proclamar e apresentar a justiça da lei de Deus. Os pregadores da justiça são os verdadeiros pacificadores. 

8-Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”; Mateus 5:10 

Os perseguidos têm ainda hoje a mesma coisa que os pobres de Espírito têm. 

“Ele dá mais graça. Por isso Ele diz: Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes”. Tiago 4:6 

Quanto pior for a posição de alguém e piores forem as suas circunstâncias, mais graça e glória do céu ele receberá. Deus supre todas as necessidades, de acordo com Suas riquezas em glória. 

É o conhecimento desse fato que faz com que os perseguidos enfrentem a adversidade com alegria, e marchem até a fogueira cantando hinos de louvor, glorificando a Deus mesmo no meio das chamas. 

Isso não é bravata, mas o transbordar da alegria do fermento que está em seus corações. É algo que não pode ser explicado para aqueles que não conhecem o Senhor. Eles precisam experimentar por si mesmos que o Senhor é bom e que não falta nada para aqueles que O temem. 

“Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem”. Salmo34:8-9 

Moisés considerou o opróbrio de Cristo como sendo de maior valor do que os tesouros do Egito. Ele não olhou para trás com desejo pelas glórias da corte do Faraó, nem se consumiu em anseios vãos por um momento de alívio do fardo pesado, para escapar do que lhe era imposto e desfrutar a felicidade do paraíso. Não; ele encontrou toda a bem-aventurança do céu em sua rotina diária de deveres, mesmo em meio aos fardos opressores, porque: 

“...ele suportou como se estivesse vendo Aquele que é invisível”. Hebreus 11:27 

O invisível estava constantemente diante dos seus olhos, e enquanto os homens focam no visível, até mesmo suas aflições os prejudicam. 

“...um peso de glória muito maior e eterno” 2 Coríntios 4:17 

9-Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”. Mateus 5:11-12 

Este é o ápice da bênção, assim como é o ápice do mal a ser sofrido. Com isto em mente, e no coração, ninguém pode perder tempo procurando responder a falsas acusações, ou lamentando-as. 

Se você tentar se defender de uma acusação falsa, poucos acreditarão em você, exceto seus amigos que já não acreditaram na acusação; para eles, explicação é desnecessária. 

A melhor resposta a uma acusação falsa é a própria falsidade dela, e o tempo irá revelar isso, por mais plausível que possa parecer inicialmente. Portanto, regozije-se sabendo que é falsa. 

Certa vez, uma mulher queixou-se amargamente ao escritor por causa de falsas acusações feitas contra seu marido, que estava empenhado na obra cristã, o que o tornou alvo dos invejosos. Ela disse: “Acho que é uma pena que tais coisas sejam ditas, quando não há uma palavra de verdades nelas.” 

A isso eu respondi: 

“Você se sentiria melhor com o assunto se as acusações fossem verdadeiras? Gostaria de descobrir que seu marido é culpado das coisas que lhe são acusadas? Não deveria ficar contente porque seus inimigos só conseguem encontrar acusações falsas contra ele? 

Ela não havia olhado para o caso sob essa luz e sentiu-se muito aliviada. Que honra ser considerado digno de ser classificado entre os profetas que existiram antes de nós! Quem não consideraria uma grande alegria compartilhar a felicidade de ser contado com Moisés e Jeremias? Então não recue diante de qualquer golpe cruel que possa cair. 

“A tribulação trabalha a paciência”; 

“E experiência de paciência; e experimente a esperança”: 

“E a esperança não envergonha; porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado”. Romanos 5:3-4-5 

Uma coisa não deve ser esquecida: a bênção, a felicidade mencionada aqui, não é algo que devamos fabricar ou produzir, mas que vem com uma condição específica. A paz de Deus não pode ser gerada pelos homens. A alegria celestial deve brotar espontaneamente da fonte da vida eterna em nosso coração. 

“Você colocou alegria em meu coração”. Salmos 4:7 

Esta é a exclamação de quem conhece o conforto do Espírito Santo. Podemos simular alegria, mas isso não funcionará. Pessoas alegres muitas vezes gritam e cantam de alegria; mas apenas cantar e gritar, não importa quão vigorosamente, não produzirá a alegria do Senhor. “A alegria do Senhor é força” (Neemias 8:10), e se mostra na vitória sobre as tentações do diabo. 

Deus diz: “Alegrai-vos!” e quando recebermos Sua Palavra em nossos corações, a alegria estará lá, e teremos apenas que expressá-la. 

“Feliz é aquele povo cujo Deus é o Senhor”. Salmos 144:15 Você está feliz? Se não, por que não? 

Ministério : Luz da verdade 1888


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem