Capítulo 16 - Guardados pela Palavra
A. T. Jones
Na vida cristã, tudo depende da palavra de Deus. É verdade que Deus é capaz de nos guardar de pecar, e deseja fazê-lo, mas isso deve acontecer por meio de Sua palavra. Por isso está escrito: “Pela palavra dos Teus lábios, eu me tenho guardado dos caminhos do violento” (Sl 17:4). “Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti” (Sl 119:11). Este é o meio designado por Deus e não há outro caminho para que isso seja realizado.
Além disso, vale dizer que esse meio não foi simplesmente designado porque Deus, de forma arbitrária, escolheu que esse deveria ser o meio, e então o impôs ao ser humano, exigindo que este seguisse nesse caminho. A Sua palavra é o meio de salvação e o meio de santificação (vida cristã), porque esta é a maneira como Deus faz as coisas e esta é a maneira como Ele Se manifesta. Foi por meio de Sua palavra que Deus criou todas as coisas no princípio.
É por meio de Sua palavra que Ele recria o ser humano e é por meio de Sua palavra que Ele vai recriar este mundo e todas as coisas referentes a ele. “Os céus por Sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de Sua boca, o exército deles. [...] Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir” (Sl 33:6, 9). “Pois fostes regenerados [...] mediante a palavra de Deus” (1Pd 1:23). “E Aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. [...] Disse-me ainda: Tudo está feito” (Ap 21:5, 6).
Os mundos não foram somente criados pela palavra de Deus, mas são também sustentados pela mesma palavra. “De longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, pela qual [isto é, pela palavra de Deus] veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados” (2Pd 3:5-7).
Da mesma forma, o cristão não é somente criado pela palavra de Deus, mas pela mesma palavra ele é sustentado, nutrido e motivado a crescer. Deus sustenta “todas as coisas pela palavra do Seu poder (Hb 1:3). E o cristão não é menos parte de “todas as coisas” do que todos os mundos.
Não há nenhuma dúvida sequer de que todos os mundos são sustentados e mantidos no lugar pelo Senhor. Contudo, não são somente os mundos, mas “todas as coisas” são sustentadas e mantidas no lugar pelo Senhor. E essa verdade se aplica com a mesma força tanto para o cristão quanto para qualquer estrela do firmamento ou mundo nas alturas. Não há nenhuma dúvida de que as estrelas e os mundos são sustentados e mantidos em seu curso pela palavra do Senhor. Existe menos dúvida ainda de que o cristão é sustentado e mantido em seu correto curso pela palavra do Senhor.
Temos aqui algo em que todo aquele que professa o nome de Cristo precisa crer e depender. Nem vocês nem eu estamos em melhores condições de nos manter no caminho certo do que o sol e a terra em seu curso. Assim como é certo que os mundos são dependentes de Sua palavra, é igualmente certo que o cristão é dependente dessa palavra.
E quando isso é um fato, o cristão é mantido no caminho do Senhor com a mesma certeza e a mesma facilidade com que o é qualquer planeta no universo. Está escrito que Ele “é poderoso para vos guardar de tropeços” (Jd 1:24). Ele diz: “Eu te sustento com a destra da Minha justiça” (Is 41:10). “Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar” (Rm 14:4).
Ó, você que se encontra em lutas, será que essa palavra que sustenta grandes mundos não é capaz de sustentar você também? Confie nessa palavra. Dependa implicitamente dela. Descanse completamente sobre essa palavra, e então você encontrará descanso nela. Confie que o Senhor há de suster você, assim como você confia que Ele sustém o sol.
Sua palavra sustenta o sol, e Sua palavra constantemente lhe diz: “Não temas, porque Eu sou contigo; [...] [Eu] te sustento” (Is 41:10). Eu te guardarei, tu és Meu. “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13:5). “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá [...]. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi” (Gn 28:15, NVI). “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz” (Hb 4:12).
A palavra de Deus é viva e repleta de poder para realizar por você, com você e em você tudo que a palavra diz. Creia nessa palavra, confie nela, pois é a palavra do Deus vivo. É a palavra do salvador compassivo. “Acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma” (Tg 1:21). “Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da Sua graça, que tem poder para vos edificar” (At 20:32). “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo” (Cl 3:16).
“[Vós] sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé” (1Pd 1:5). O poder de Deus é manifestado por meio de Sua palavra; portanto, trata-se de Sua palavra poderosa. “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10:17). E essa palavra é “fiel” [Tt 1:9].
Temos, assim, uma palavra repleta de fé. Portanto, quando Deus diz que vocês são “guardados pelo poder de Deus, mediante a fé”, isso é a mesma que coisa que dizer: Vocês são guardados pela palavra de Deus, “para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1Pd 1:5). Confie nessa palavra, confie nela e descubra seu poder mantenedor.
Advent Review and Sabbath Herald, 13 de outubro de 1896