Estudo 11 - São Paulo - O Principal dos Pecadores


São Paulo - O Principal dos Pecadores

Estudo 11

Texto: 1 Tm 1:15 

O Jovem rico dirigiu-se a Jesus com as palavras: 

'Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?'

A resposta de Jesus foi direta e desconcertante: 

'Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.' (Mc 10:17)

Na verdade aquele jovem acreditava que existiam pessoas boas em si mesmas na terra, e que inclusive, ele era uma dessas pessoas. 

Jesus de imediato desconstruiu essa ideia afirmando que bondade real só Deus possui, não procure homens bons, não confie em homens por melhor que eles sejam, por que só Deus é bom.

Mas nem Jesus era bom? como assim?

O jovem se dirigiu a Jesus como costumava ir a um mestre humano, ele não cria que Jesus era o Messias, para ele Jesus era um simples 'mestre' como tantos outros que ele conhecia. 

Ele queria a opinião de Jesus para saber se era a mesma que ele havia aprendido de outros mestres, por isso Jesus respondeu daquela forma.

É inútil buscar respostas no homem, por isso depois da ironia, Jesus da a resposta de Deus: venda tudo que possui e dê aos pobres.

A CHAVE

Muitos andam em busca de santidade assim como aquele jovem, na bondade humana, no esforço da carne, na tentativa mental de obedecer a Deus. 

Mas isso é impossível, e ainda que fosse possível, não seria aceito por Deus, por que apenas a obediência de Cristo é aceita por Deus.

Santidade só existe em Cristo, todo esforço humano deve consistir não em tentar obedecer, mas em descobrir como permitir que Cristo viva em si, assim a obediência será não só natural, como plenamente aceita pelo pai.

O PECADO HABITANDO EM PAULO

O apóstolo Paulo tem um texto famoso onde ele dizia que o pecado habitava nele, que fazer o bem ele queria, mas não conseguia.

Muitos teólogos debatem sobre a que período de sua vida Paulo se referia, se isso se dava antes ou depois de sua conversão.

Só que não há necessidade de debate, por que a resposta está com o próprio Paulo, veja: 

'Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu SOU o principal'. (1 Timóteo 1:15)

Aqui ele fala no tempo presente, ele não era, ELE É, o principal dos pecadores.

Agora, como uma pessoa nessa condição pode obedecer a Deus?

O mesmo Paulo dá a resposta:

'...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim'. (Gl 2:20)

Lógico, a obediência de Cristo é a única aceita por Deus, logo que se Paulo fosse justo se esforçando para imitar a Cristo, isso não seria Cristo vivendo nele, mas ele sendo justo por si mesmo, e de acordo com a resposta de Jesus ao jovem rico, nenhum homem é bom em si mesmo, seria obediência externa, humana, assim como a do jovem.

Paulo entendeu que obediência não era uma questão de esforço, mas uma questão de fé. 

Fé que permite Cristo viver nele.

Quando eu convoco, ou simplesmente permito Cristo viver em mim, a verdadeira santidade é alcançada, por que Cristo é santo.

Por isso que a vida que Paulo vivia, a justiça que ele praticava, não era a justiça dele mesmo, ou por que ele era 'São Paulo' como muitos gostam de o chamar.

Ele é muito claro: '...a vida que eu vivo, na carne, eu vivo pela fé, é a vida de Cristo!'

Então o grande apóstolo que de tão grande é chamado hoje de São Paulo, na verdade era um grande pecador igual a mim e a você, igual a qualquer pessoa que já passou nesse planeta. 

Um pecador comum que confiava no Deus todo poderoso e realizava suas obras por meio dele, algo que eu e você também podemos fazer se exercermos a fé que ele exerceu.

Por isso que toda nossa atenção deve ser voltada para aprender como viver essa fé.

SENSO DE PECADO

Quanto mais longe uma pessoa está de Deus, mas justa ela se acha a seus próprios olhos.

E o contrário também é verdade: quanto mais perto nos aproximamos de Deus, mas indignos e miseráveis nos sentiremos.

Quando Isaías viu o Senhor em seu templo, de imediato ele exclamou:

'...ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! (Is 6:5)

Quando presenciou o poder Deus na grande pesca que realizou por meio da palavra de Cristo também exclamou

`Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador`. (Luc 5:8)

Esse é o único caminho que a Bíblia apresenta para chegar-mos a Deus, recolher nossa condição para pedirmos dele e confiarmos nelenão um caminho, mas o único caminho 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem