16 "Um Chamado à Ação Imediata"

anunciando alto clamor


Cristo Jesus nunca pecou em toda a Sua vida. Se nos unirmos a Cristo imediatamente e permanecermos assim, nunca afundaremos. Não afundaremos. Mas, você vai crer? Somos muito duvidosos! Esse é o problema! Precisamos desse dom. Aquele testemunho de 1888 falava que Cristo poderia voltar tão logo Ele quisesse. Podemos clamar por uma ação imediata? 

Podemos mesmo dizer que o Senhor poderia vir em dois anos, em dois meses se Ele quisesse? Cristo se aliou a cada ser humano, por Sua própria vontade; e se cada ser humano no mundo largar tudo essa noite e disser: “Sim, creio nesse fato; Ele e eu somos um; e Ele é o único,” toda alma seria salva esta noite, e Cristo apareceria a cada um deles amanhã. [ênfase do autor] Então, Ele veria Sua perfeita imagem reproduzida em Seu povo e viria para levá-los para o lar.

O que você está fazendo? O que eu estou fazendo? Tantas maravilhosas revelações – tão claro. Por que demorou tanto tempo para eu ler esses livros? Por que tem demorado tanto para eu entender que esse mundo está para ser destruído? Não invista seu dinheiro nesse mundo. Não há nada aqui, é em vão, é falso! Existe uma vida perfeita. Essa vida está no Filho, Jesus Cristo. 

E mesmo que possamos permanecer nesse mundo um pouco mais, não devemos nos preocupar, porque Deus já cuidou de tudo. Cristo já passou por essas provações. A vitória é minha. O pecado foi vencido. Não mais existe! É uma figura da nossa imaginação. Mas a dúvida exerce poder sobre nós, não é mesmo? Amigos, convido vocês a analisarem as suas vidas bem de perto. 

Reveja as suas prioridades. Você realmente crê que Jesus está voltando? Se você crê que Ele está voltando, e está voltando muito em breve, e se crê no poder dessa mensagem, você não vai despender dinheiro em negócios mundanos. Não vai gastar seu tempo lendo notícias – os jornais são irrelevantes. “Ah, mas eu preciso saber o que está acontecendo no mundo!” Não vai acontecer nada no mundo a menos que você assuma seu papel de uma vez por todas!

Os ventos estão prontos para soprar! Estão prontos desde 1888! Estão esperando que os servos de Deus sejam selados na fronte. E você precisa fazer uma escolha – “Eu sou um com Cristo – viva essa vida em mim.” Esse é um chamado à ação. Seu dever é apresentar as evidências da verdade perante os outros. 

E eles não apenas desejarão que outros tenham esse benefício, mas agirão para que o tenham, e desempenharão sua parte para alcançar esse objetivo. Não. Não há desculpas. Deus tem um papel para você, e esse papel salvará certas almas que só você pode alcançar. Se você não assumir esse papel que Deus deu, essas almas se perderão. 

Voltando ao Testemunhos Para a Igreja, Vol.5, p.383: “Agentes humanos devem ser empregados nesta obra. Zelo e energia devem ser intensificados. Talentos que se estão enferrujando em virtude da inatividade devem ser impelidos para o serviço. Se uma voz disser: ‘Espere; não carregue fardos impostos por outros’, essa é a voz dos espias covardes.” Você já ouviu pessoas dizendo que não temos de fazer trabalho missionário, e que podemos apenas esperar quando formos chamados para depor nas cortes? Covardes!

Necessitamos agora de Calebes que abram caminho para a frente — líderes em Israel que com corajosas palavras apresentem um forte relatório em favor de ação imediata. Quando pessoas egoístas, assustadas, amantes da vida fácil, temendo altos gigantes e muros inacessíveis, clamarem por retirada, seja ouvida a voz dos Calebes, embora os covardes estejam com pedras nas mãos, prontos para abatê-los por seu fiel testemunho. 

Queremos Calebes que venham agora para frente; Calebes que apresentem um forte relatório em favor de “ação imediata”! Imediata significa agora, não amanhã. Não significa, ‘quando eu resolver aquela questão, quando saldar aquela dívida’. Não quer dizer ‘quando eu conseguir aquela casa confortável, vou ter cabeça para pensar nisso’. Significa agora – “Agora, Senhor, usa-me a mim”. E momentos depois – “Agora, Senhor, usa-me a mim”.

Alonzo T. Jones citou um texto do Espírito de Profecia que eu gostaria de ler. Da Conferência Geral de 1893, p.181. Uma ponderosa citação para meditarmos: Quem entrou na terra de Canaã? Sabemos a resposta. De uma enorme multidão que havia na primeira tentativa de entrar na Terra Prometida, apenas duas almas. Aqueles que tinham dito que podiam entrar. 

E por Deus estar com eles, subiram para a terra depois que todos os demais pereceram no deserto. Somente aqueles que hoje, ao Senhor trazer Seu povo para as margens da Terra Prometida, disserem, “Eia! Subamos já!” Somente aqueles que estão pedindo por uma “ação imediata” serão os que sobem. Todo o resto que não estiver, hoje, fazendo essa obra, vão perecer no deserto.

Amigos, a segunda vez que os filhos de Israel vieram até as bordas da Terra Prometida, não houve atraso nem demora. Não houve nenhuma demora! Dessa vez, o povo de Deus não vai mais voltar para o deserto, eles atravessam o Jordão. Porém, aqueles que não creem que podem subir imediatamente, nunca conseguirão. 

Porque se Cristo teria vindo em dois anos depois de 1888, e essa mensagem for adiante com poder como foi prometido, os resultados serão rápidos. Serão muito rápidos! Se não crermos que pode ter um rápido resultado, se não nos rendermos para que um rápido resultado ocorra em nós, seremos deixados do lado de fora. Apenas aqueles que clamam por uma ação imediata subirão! Você gostaria de ser encontrado como aquele servo infiel que segue dizendo, “Meu Senhor tarde vem. Vou ganhar mais um pouco de dinheiro. Vou aumentar um pouco mais a minha família?”

“Quando pessoas egoístas, assustadas, amantes da vida fácil, temendo altos gigantes e muros inacessíveis, clamarem por retirada, seja ouvida a voz dos Calebes, embora os covardes estejam com pedras nas mãos, prontos para abatê-los por seu fiel testemunho.” É para isso que estamos aqui! Já aprendemos até agora que não devemos temer os poderes desse mundo e os poderes de inimigos que se levantam contra nós, contra a causa de Deus. 

Já vimos isso nas lições que estudamos juntos. Isso nos traz a esse exato ponto onde devemos nos levantar fielmente pela mensagem de Deus e não temer nem mesmo os Adventistas do Sétimo Dia que se mostrarem covardes. É nesse ponto que Deus quer que estejamos. Ele quer que saibamos qual é a mensagem para agora. Ele deseja que a mensagem seja dada imediatamente, e se houverem aqueles que queiram nos destruir com pedras e paus nas mãos, a revidar ou qualquer coisa do tipo, graças a Deus que agora é a hora para “ação imediata”.

Oro de verdade para que essas palavras estejam surtindo efeito em sua mente, porque tudo o que Deus precisa é de dois ou três almas fiéis e Ele vai guiar e terminar a obra em um tempo muito curto. Mas apenas aqueles que clamam por ação imediata! Aqui temos uma outra situação. 

Pensamos, dois anos!! – isso significa um ano para estar pronto! Porque a graça se encerra no fim desse um ano. Temos, então, o tempo de angústia – vivendo sem intercessor. Isso quer dizer que eu tenho apenas um ano para a preparação; um ano para aperfeiçoar o caráter; um ano para lidar com os gigantes do meu próprio coração; e passar por cima dessas paredes de incredulidade!

Um ano, sete anos, alguns anos – não encare como literal se você não quiser. Mas as Escrituras são claras em dizer que devemos “apressar a Sua vinda” (2 Pedro 3:12). Deus está apenas esperando que façamos essa escolha. No momento em que fizermos essa escolha, Ele virá. Tenho umas citações interessantes que gostaria de usar antes de encerrarmos esse assunto. 

A mensagem de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner de 1888 era uma mensagem de “ação imediata”. Aqui está um testemunho dado por Jones em 1893 nas sessões da Conferência Geral. Creio que este testemunho em particular, seja o ponto crucial da mensagem toda de 1888. Assim ele dividiu a mensagem aos pastores na ocasião: Uma irmã me contou não faz muito tempo, que antes daquela ocasião, quatro anos atrás, lamentava-se ela de seu estado e perguntava-se como seria possível chegar aquele tempo em que o Senhor haveria de voltar, se Ele tinha que esperar Seu povo estar pronto para encontra-lo.

Boa pergunta. Quando é que Ele vai finalmente vir? Santificação é a obra de uma vida toda, não é? Vou receber o caráter de Cristo. Mas esse caráter de Cristo é feito de pensamentos, sentimentos, e hábitos que formam o caráter. Por isso, estou precisando de um pouco mais de tempo para desenvolver esse caráter reto e santo. Ouça com atenção a esse testemunho. 

Essa irmã tinha esse mesmo problema, essa mesma mentalidade: Pois, dizia, quanto mais se tentava chegar mais via o quão longe se encontrava, e muitas vezes lamentou-se em prantos, perguntando-se, ‘Como será possível então?’ Disse-lhe eu, por isso, assim, ‘A irmã não tem estado olhando a coisa certa. A irmã não tem estado olhando a coisa certa. A irmã tem andado olhando para si mesma, e pensando em como iria melhorar a si mesma para encontrar-se apta para encontrar o Senhor; ao passo que a coisa toda a fazer é entregar-se ao Senhor, e deixar que Ele prepare a irmã para encontrar-se com Ele’.

Essa é a essência de toda a mensagem de 1888. Em vez de apenas ficar se lamentando, dizendo ‘Ah, quão longe estou de conseguir isso!’ Olhe para Cristo, acredite na Sua capacidade de te preparar. Ele está preparando. Ele já preparou – enquanto Ele preparou o caminho. A mensagem de justificação pela fé é uma mensagem de ação imediata. 

Assim também o sábado, Deus disse, ‘Se entrarem no Meu descanso’. Se entrarem – é uma ação imediata. Um pensamento, uma decisão, e você pode entrar no descanso do Senhor. E permanecer no descanso do Senhor. Faça essa decisão. Hoje, enquanto a voz do Espírito Santo estiver tocando seu coração, “Não endureça o seu coração” – “Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 4:7). Ame a Sua voz, e Ele dirá a você, – “Você pode entrar agora no descanso de Cristo.” A obra de Cristo é feita; o caráter está em Sua mão. Ele está apenas esperando para te dar, você apenas deve vir e receber. Venha agora e receba. Agora é o momento. E na eternidade você será grato que a ação foi imediata.

Oremos. Senhor Jesus, louvamos a Ti, ó Deus. O Senhor tem dado à Sua igreja palavras de conforto, palavras de força. E muitas vezes tem nos falado de ação imediata. Temos sido tardios em ouvir a Sua voz, Senhor. Não temos tomado essas palavras em consideração. 

Mas sabemos que a Sua paciência nos tem dado mais uma oportunidade de escutar a Sua voz e atender ao Seu chamado. Em nossa covardia, em nossa autocomiseração, em nossa busca de conforto neste mundo, temos demorado em tomar a decisão de seguir-Te imediatamente. 

Mas sabemos que o Senhor nos chama agora para uma ação imediata, para seguirmos em frente, para entregarmos nossos corações e vidas completamente a Ti. Que possamos ser os Calebes da nossa geração, Senhor, que não temem os gigantes ou as muralhas, mas confiam no poder do Senhor para nos levar à Terra Prometida. Ajude-nos a confiar em Ti, a descansar em Ti e a agir imediatamente em resposta ao Teu chamado. Em nome de Jesus, amém.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem